Pular para o conteúdo principal

Mostra Arena 2025 será aberta nesta segunda (24) no Teatro Marília
Veronica Manevy

Mostra Arena 2025 será aberta nesta segunda (24) no Teatro Marília

criado em - atualizado em

A Escola Livre de Artes Arena da Cultura - ELA-Arena, maior iniciativa de formação artística e cultural pública da América Latina, promove, a partir desta segunda-feira (24) até o dia 14 de dezembro, a Mostra Arena 2025, tradicional apresentação dos trabalhos produzidos ao longo do ano pelos estudantes da Instituição.

Com o tema “No Giro da Roda”, a Mostra vai oferecer ações formativas, encontros, apresentações e celebrações, distribuídas por diversos equipamentos culturais da capital. A programação completa está disponível no Portal Belo Horizonte.

A abertura oficial da Mostra Arena 2025 está marcada para às 18h30, no Teatro Marília, com a cerimônia Abrindo a Roda, que reúne performances de diferentes áreas artísticas da ELA-Arena. Entre as atrações estão as apresentações “Áfricas em Nós”, “Expansão em Cena”, além de ações da turma de Longa Duração da Música – Expansão e Práticas Percussivas. O cortejo do Boi Livre e dos Laboratórios de Africanidades encerra a noite em uma ocupação festiva do foyer e da rua.

Promovida pela Prefeitura de Belo Horizonte, a Mostra Arena 2025 reafirma o papel central da Escola Livre de Artes Arena da Cultura, na política cultural de Belo Horizonte. Criada em 1998 e reconhecida internacionalmente por uma metodologia baseada na democratização do acesso, na diversidade, na descentralização e na participação social, a ELA-Arena mantém 140 turmas semestrais, em dez áreas artísticas, distribuídas por todas as regionais da cidade.  A Mostra Arena representa um momento em que estudantes, educadores e comunidades compartilham processos, criações e trajetórias que fortalecem a cultura da capital.

Para a secretária municipal de Cultura Eliane Parreiras, a iniciativa é a expressão viva da política cultural de formação construída em Belo Horizonte ao longo de quase três décadas. “A escola é um espaço de criação coletiva e a Mostra é o momento em que essa coletividade reencontra o público e devolve, em forma de arte, tudo o que foi vivido durante o ano. Ao levarmos essa produção e criação para os equipamentos culturais da cidade, reafirmamos o compromisso da ELA-Arena da Cultura com a democratização do acesso, com a pluralidade cultural e com os territórios criativos de BH”, disse.

Bárbara Bof, presidente da Fundação Municipal de Cultura, destaca que a Mostra Arena apresenta o resultado de um trabalho formativo, que acontece diariamente nos territórios da cidade. “Ao nos depararmos com ações ou performances que ocupam equipamentos culturais de diferentes regiões da cidade, reconhecemos a força da Escola Livre de Artes Arena da Cultura como política pública. A Mostra é a síntese desse processo: um momento em que a formação se encontra com o público e em que a cidade reconhece o impacto social e artístico de uma escola, que há décadas democratiza o acesso e valoriza a diversidade cultural de Belo Horizonte”.

PROGRAMAÇÃO

Diversos equipamentos culturais recebem ações que reforçam a presença territorial da ELA-Arena. Um dos destaques é a exposição “Multiparidade”, trabalho de formatura das artistas-educandas Analuz Pereira e Eyshila Stephane, que fica em cartaz no Centro Cultural Salgado Filho até o dia 6 de dezembro. A mostra é inspirada na ideia de múltiplas origens e atravessamentos estéticos e apresenta obras que revelam o percurso criativo desenvolvido pelas artistas ao longo do Curso de Artes Visuais.

No Centro Cultural Liberalino Alves de Oliveira, o encontro Juntas na Roda promove uma integração entre as áreas de Gestão e Produção Cultural e Dança, enquanto o Centro Cultural São Geraldo se torna palco do ELA Gira, um encontro entre turmas de teatro que evidencia o diálogo entre processos cênicos.

Na próxima quinta-feira (27), o Centro Cultural Usina da Cultura recebe o Charivari Circense, que reúne artistas do núcleo de circo em um espetáculo coletivo. O Centro Cultural Jardim Guanabara, por sua vez, recebe no dia 1º de dezembro, o encontro Danças para Enfeitar a Vida, com ações que envolvem dança, música e artes visuais.

A sede do Núcleo de Formação Artística e Cultural - NUFAC também se transforma em um espaço de efervescência criativa ao longo da Mostra, especialmente com o Chá de Alice com Design Popular, que articula as áreas de Dança e Teatro, além do encontro Na Roda com Patrimônio Cultural. Outros destaques são as ações Projeto Integrarte – Relembranças e Por dentro da roda: Bastidores das Artes. Nos primeiros dias de dezembro, a Mostra Arena segue no NUFAC com o Sarau das turmas de Música e a proposta Painéis vivos: Grafite e outras experiências.

No dia 7 de dezembro, o Centro Cultural Liberalino Alves de Oliveira recebe a Circulação da Velha Guarda Unidos dos Guaranys, como parte da programação do Dia do Samba. A ação reafirma a conexão da ELA-Arena com as tradições e expressões populares da cidade.

A Mostra Arena 2025 se encerra com duas ações que prolongam o giro criativo pela cidade: no dia 13 de dezembro, o Centro Cultural Salgado Filho recebe a abertura da exposição Estações II, trabalho do Ciclo de Poéticas do Núcleo de Artes Visuais, com visitação até 29 de janeiro de 2026. No dia 14 de dezembro, o Cine Santa Tereza apresenta o evento Encontros para ver imagens, com sessões às 16h e 19h, marcando o fechamento da programação anual da Escola Livre de Artes Arena da Cultura.

Para o diretor de Promoção dos Direitos Culturais, Frederico Diniz, “a comunhão de interesses públicos e recíprocos no campo da formação enriquece e fortalece a Mostra, e essa ação cultural celebra os processos de ensino-aprendizagem desenvolvidos ao longo do ano no âmbito do projeto Arena da Cultura”.

Para a gerente da ELA-Arena, Camila Amy, a trajetória construída coletivamente é o que sustenta o papel da Escola como referência internacional e como espaço que há décadas transforma vidas, democratiza o acesso e valoriza a diversidade cultural de Belo Horizonte. “É emocionante olhar para a escola e reconhecer nossas histórias atravessando trajetórias. São muitos os artistas, mestres, educadores e fazedores de cultura que tiveram as vidas transformadas pelo Arena. A Escola mantém um compromisso sólido com a democratização do acesso, a diversidade, a descentralização e a participação social, princípios que estruturam o Plano Político Artístico-Pedagógico que orienta nossas práticas”, disse.

Serviço

Mostra Arena 2025 | Escola Livre de Artes – Arena da Cultura

Abertura: dia 24 de novembro, às 18h30
Local: Teatro Marília – Av. Alfredo Balena, 586, Santa Efigênia

Demais ações: de 15 de novembro a 14 de dezembro
Locais: Centros Culturais descentralizados, NUFAC - Núcleo de Formação e Criação Artística e Cultural e Cine Santa Tereza

Programação Completa no Portal Belo Horizonte