Pular para o conteúdo principal

Modelo de saúde adotado em BH é referência para governo do México
Foto: Amira Hissa/ PBH

Modelo de saúde adotado em BH é referência para governo do México

criado em - atualizado em

Comitiva de secretários do governo mexicano e representantes da Organização Pan-americana de Saúde (OPAS) do México estão em Belo Horizonte para conhecer o sistema de informação usado pela Saúde da capital e os procedimentos de gestão dos processos de regulação e coordenação da atenção à saúde e vigilância da capital. O grupo teve acesso a informações sobre o funcionamento das centrais de regulação e internação - onde são recebidas todas as solicitações vindas dos mais de 600 municípios pactuados – e visitaram um centro de saúde e um hospital municipal.

Nesta sexta-feira, a delegação visitou o centro de saúde Pedreira Prado Lopes, construído no modelo PPP, que faz parte do projeto de Qualificação da Atenção Primária à Saúde de Belo Horizonte, e o Hospital Odilon Behrens. O HOB foi apresentado como exemplo de unidade que atende emergências e realiza procedimentos agendados para acompanhar o uso das centrais reguladoras e suas metodologias.

De acordo com o assessor em Sistemas e Serviços de Saúde da OPAS, Armando De Nigro Filho, o México tem um sistema de saúde segmentado em várias políticas de seguridade social. A visita é uma oportunidade de apresentar a eles como Belo Horizonte lidou com a complexidade de assumir a responsabilidade sanitária sobre os fluxos de atenção dos pacientes, dos tempos assistenciais e criar essa conexão com os profissionais e prestadores para garantir o direito à saúde.

“O rico patrimônio e maturidade que Belo Horizonte alcançou como referência no SUS, e seu exercício de complexo de regulações, com as urgências, hospitalizações, consultas especializadas e apoio ao diagnóstico, justificam a nossa vinda à cidade. Também queremos conhecer os desafios enfrentados no município pela própria transformação das necessidades sociais”, disse Armando.

O subsecretário de Atenção à Saúde, André Luiz Menezes, ressaltou a importância de Belo Horizonte ser uma referência para a OPAS e o México. “O SUS-BH é dotado de profissionais e serviços de qualidade e estamos a todo o momento nos atualizando e buscando novas soluções para aprimorar nossa regulação e assistência à população”, afirmou.

O governo do México está implantando um serviço móvel de urgência. Para conhecer os desafios, o tempo de resposta e a efetividade dessa assistência, a delegação vai, no sábado (18), ao Centro de Operações da Prefeitura de Belo Horizonte (COP), para conhecer o SAMU.