19 Maio 2025 -
A estratégia da Prefeitura de Belo Horizonte de abrir cinco centros de saúde no sábado (17) garantiu acolhimento a 2.148 pessoas. Desse total, 1.881 procuraram as unidades para se vacinar contra a gripe e 267 apresentaram sintomas gripais e receberam assistência médica. O Rio Branco, na regional Venda Nova, foi o equipamento com maior busca por cuidado, tendo realizado 105 consultas e vacinado 518 pessoas.
A abertura de unidades de saúde aos sábados faz parte das ações do Plano de Enfrentamento às Doenças Respiratórias. As ações estão sendo implementadas gradativamente pela Secretaria Municipal de Saúde durante o período de sazonalidade respiratória.
“Nossa avaliação é muito positiva. Foi o segundo sábado com unidades abertas e vamos continuar com o monitoramento do cenário epidemiológico e assistencial para definir as próximas medidas, sempre com o objetivo de garantir o melhor atendimento para a população”, explicou a subsecretária de Atenção à Saúde, Raquel Felisardo.
A Prefeitura reforça a orientação de que as pessoas com sintomas mais leves, como coriza, tosse ou dores de cabeça e garganta, por exemplo, busquem acolhimento nos centros de saúde. Assim, as Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) que funcionam todos os dias, por 24 horas, ficam voltadas para o cuidado de casos mais graves e urgentes.
Outra opção para os casos mais leves são as teleconsultas, que seguem sendo ofertadas de segunda a sexta-feira, das 8h às 20h. Para garantir o pleno acolhimento é feito um pré-atendimento por enfermeiros. Caso seja uma questão médica, a pessoa é encaminhada para a teleconsulta. Se for para outras questões, o próprio enfermeiro acolhe e orienta. O agendamento deve ser feito no portal da Prefeitura.
Vacinação contra a Gripe
Durante a semana, a vacina contra a gripe segue sendo ofertada para toda a população, a partir de 6 meses, nos 153 centros de saúde, no Serviço de Atenção à Saúde do Viajante e em postos extras. Os endereços e horários de aplicação das doses estão disponíveis on-line.