8 Maio 2025 -
Os museus da Pampulha prepararam uma programação especial para o mês de maio, com foco na integração à Semana Nacional dos Museus 2025, evento de abrangência nacional que, neste ano, instiga as instituições museais a refletir em sua agenda o tema “O futuro dos museus em comunidades em rápida transformação”. Estão previstas diversas atividades ao longo do mês, realizadas pela Casa do Baile - Centro de Referência de Arquitetura, Urbanismo e Design, Museu de Arte da Pampulha (MAP) e Museu Casa Kubitschek (MCK).
Além disso, os equipamentos museais da Pampulha vão promover ao longo do mês de maio uma série de ações artísticas, culturais e educativas que destacam dispositivos de acessibilidade e inclusão, e atividades que convidam os visitantes para vivências de bem-estar na orla da Lagoa.
Todas as atividades são gratuitas e integram o projeto Museus Pampulha, realizado pela Prefeitura de Belo Horizonte, por meio da Secretaria Municipal de Cultura e da Fundação Municipal de Cultura, em parceria com o Instituto Lumiar, na busca pelo fortalecimento das ações realizadas pelos equipamentos museais da Pampulha, por meio de exposições, atividades formativas e apresentações culturais. A programação completa pode ser acessada no Portal Belo Horizonte.
Integrando a Semana Nacional de Museus 2025, o Museu de Arte da Pampulha (MAP) realiza mais uma edição do “Diálogos MAP”, com o tema “Desafios da gestão museológica no tempo e espaço”, com a participação de Ana Vilela, Karla Bittar e João Renato Stehmann. Considerando que a gestão museal envolve uma complexa interação entre diversos elementos, o Diálogos MAP promove um encontro entre gestores da Casa Fiat de Cultura, do Museu de Artes e Ofícios e do Museu de História Natural e Jardim Botânico da UFMG, respectivamente, com a mediação da Diretora de Museus da Fundação Municipal de Cultura, Isabela Guerra. O encontro é aberto ao público e será realizado em 13 de maio, das 19h30 às 21h, no Museu da Moda, no centro da cidade.
Em 17 de maio, das 18h às 22h, a Casa do Baile entra na programação da Semana Nacional de Museus com uma ação especial: “Baile Vogue: O Palácio de Cristal”, em parceria com a House of Barracuda, levando para o espaço museal a cena ballroom que ganha cada vez mais espaço na cidade. A ação dá continuidade à série de "bailes-ativação" que almejam proporcionar outras formas de apropriação do patrimônio cultural e dialogar com o uso original da Casa do Baile em uma leitura mais contemporânea.
“Baile Vogue: O Palácio de Cristal” celebra a existência de Cristal Lopez: mulher, travesti, negra, artista e rainha do Carnaval de Belo Horizonte, além de ser a primeira a receber o título de Legendary na cena Ballroom Kiki da cidade. O evento conta com diversas categorias já tradicionais em uma Ball, que levam além da dança vogue, também categorias de realidade, estética e performance. A classificação é 16 anos.
Também no dia 17, o MCK realiza a reativação da exposição “TRANSLAÇÃO [multiplicar jardins]”, inaugurando a obra “Tempo Real II”, da artista Elisa Campos, na exposição “Traçar Moderno: Construindo Formas e Trajetórias”, que ocupa o espaço. A ação contará com a presença da artista, que irá realizar uma visita mediada e ativação das outras obras de sua autoria que integram a mostra em cartaz. O evento acontece das 10h30 às 12h30.
Fechando a programação da Semana Nacional dos Museus na Pampulha, a Casa do Baile recebe, nos dias 24 e 25, a “Mostra Interativa Conhecer Para Cuidar”, que oferta vivências interativas para que o público participe de mediações formativas sobre a Casa do Baile e uma exposição lúdica e educativa de maquetes, em miniatura de papel, das outras três edificações que compõem o Conjunto Moderno da Pampulha: o Santuário Arquidiocesano São Francisco de Assis (Igrejinha da Pampulha), o Museu de Arte da Pampulha (MAP) e o Iate Tênis Clube. Serão realizadas quatro vivências diárias, às 8h, 9h30, 13h30 e 15h, na carreta montada na Praça Dalva Simão. Os participantes terão a oportunidade de montar as maquetes na carreta na Praça e serão convidadas a visitar a Casa do Baile para uma visita à mostra com as maquetes da Pampulha.
Diversidade, acessibilidade e inclusão
O Museu Casa Kubitschek (MCK) dá início à série “Prosa no Jardim” com a atividade “Roda de conversa sobre diversidade e inclusão nos museus”, que visa refletir sobre a importância da construção de espaços plurais de conexão entre pessoas e patrimônio. Nesta edição, que acontece no dia 7, das 14h às 15h30, nos jardins do Museu, a atividade contará com a presença das convidadas CAPITU e Marte Capaneta, que se unem ao MCK para uma atividade em prol das visibilidades trans e autista nos museus.
No dia 20, das 9h às 12h, o MCK promove o workshop “Acessa BH: acessibilidade para pessoas com deficiência visual no contexto cultural”, com Anita Rezende e Elizabet Dias de Sá. A atividade tem por objetivo introduzir conceitos e princípios relativos à Inclusão, apresentar boas práticas de recepção, orientação e convivência com pessoas com deficiência visual, avaliar possíveis adaptações e recursos relativos ao espaço físico dos locais, entre outros. O evento é aberto ao público e não é necessário inscrição prévia.
O MCK convida o público para visita mediada e lançamento de uma Maquete Tátil para ser utilizada em ações e ativações de acessibilidade do Educativo do Museu com participação do artista plástico e arquiteto Daniel Hertel. A atividade acontece em 27 de maio, das 8h às 11h30, e é voltada para público escolar com crianças com deficiência visual do Instituto São Rafael e demais pessoas interessadas.
Práticas de bem-estar nos museus
Com um olhar sensível para o território da Pampulha, um cenário que já pulsa com a energia diária de corredores, ciclistas e entusiastas de atividades ao ar livre, o projeto Museus Pampulha dá sequência às atividades que convidam o público a ocupar e interagir com os espaços museológicos de uma maneira que visa o bem-estar. Reconhecendo o potencial dessa dinâmica, a proposta é ampliar a conexão entre os museus e as pessoas que vivenciam o entorno, transformando os espaços museais em pontos de encontro entre corpo, mente e arte, tornando-os verdadeiros refúgios urbanos.
Tendo a bela paisagem da Pampulha como cenário, a Casa do Baile convida os visitantes para a prática de boxe recreativo no dia 31, às 9h. Trata-se de uma modalidade de boxe voltada para o lazer, condicionamento físico e bem-estar, sem o foco competitivo. As aulas, ministradas pelo professor Washington Luiz Alcântara, incluem exercícios de coordenação, golpes no ar, treino em sacos de pancada e circuitos físicos que envolvem resistência, agilidade e flexibilidade. A atividade é aberta ao público em geral acima de 10 anos.
Outros destaques da programação
Em comemoração ao Dia da Bordadeira, o Museu Casa Kubitscheck convida a artista Julia Panadés a costurar experiências com as integrantes do Projeto Bordando Memórias, em oficina também aberta ao público geral. Neste encontro, serão realizadas atividades propostas pela ministrante que tramam técnicas artísticas e objetos do cotidiano presentes no museu. “Costurando experiências: Projeto Bordando Memórias alinhava com Júlia Panadés” será realizado no dia 24, das 9h às 11h.
Também no dia 24, o MAP propõe a oficina “Palavra livre: Palavra como elemento artístico”, inspirada nas obras dos artistas Marilá Dardot e Márcio Sampaio. Os participantes serão convidados a compor anagramas e palíndromos e, além disso, serão provocados a criarem dobraduras reinventando palavras. A atividade acontece das 10h às 12h, no Centro Cultural Pampulha.
Encerrando as atividades de maio no projeto Museus Pampulha, o Museu Casa Kubitschek convida à atividade “Brincadeiras no jardim”, edição especial em celebração do Dia Nacional dos Jardins (25/05) e o Dia Mundial do Brincar (28/05), que será no sábado (31), das 10h30 às 16h. Neste dia, o Educativo do museu preparou diversas dinâmicas lúdicas para serem desenvolvidas com o público de todas as idades.
Serviço - Museus Pampulha - Atividades de maio
Endereços:
Museu Casa Kubitschek - Av. Otacílio Negrão de Lima, 4.188 – Pampulha
Museu de Arte da Pampulha - Av. Otacílio Negrão de Lima, 16.585 – Pampulha
Casa do Baile - Centro de Referência de Arquitetura, Urbanismo e Design - Av. Otacílio Negrão de Lima, 751 - Pampulha