Pular para o conteúdo principal

Biblioteca Pública Infantil e Juvenil abre programação de férias
Foto: Victor Oliveira

Biblioteca Pública Infantil e Juvenil abre programação de férias

criado em - atualizado em

Durante o mês de janeiro, a Biblioteca Pública Infantil e Juvenil de Belo Horizonte (BPIJ-BH) realiza a programação especial “Férias na Biblioteca”. A iniciativa reúne oficinas literárias, rodas de leitura e narração de histórias. As atividades, voltadas para crianças e famílias, começam neste sábado (10) e vão até 31 de janeiro, de terça-feira a sábado. A programação completa está disponível no Portal Belo Horizonte

Reconhecida como espaço de encontro e de promoção da leitura, da escrita e da valorização da literatura, a BPIJ-BH mantém a agenda regular e programações especiais em nova sede no Centro, na rua Espírito Santo, 593. Instalada em um edifício de valor histórico e funcional, a biblioteca agora oferece o dobro da área anterior, proporcionando mais conforto e acolhimento. O público conta com empréstimo de livros e gibis, além de espaços inovadores como a Bebeteca, dedicada à primeira infância e espaços de leitura. São ações que, em um ambiente moderno e preservado, buscam ampliar as liberdades, o acesso à cultura para crianças e jovens da cidade e a valorização da literatura.

Programação 

As atividades deste mês na biblioteca começam neste sábado (10), às 10h30, com a oficina “Desmonstrificador”, com mediação de Samuel Medina, que propõe a leitura compartilhada do livro “Chapeuzinho Amarelo”, de Chico Buarque, seguida da criação lúdica de palavras e imagens sobre temas assustadores. A oficina ocorre também no dia 16, às 10h e 15h.

Dando sequência à programação, a oficina “Monstros de Papelão”, inspirada no livro “Como reconhecer um monstro”, de Gustavo Roldán, propõe que crianças criem a própria arte com desenhos, pintura, escultura ou escrita. Com mediação de Flávia Paixão, a oficina acontece no dia 13, das 10h às 15h. Durante a atividade “Livro Minuto”, serão promovidas leituras do acervo da biblioteca, seguidas pela criação de pequenos livros em dobradura de papel. Com mediação de Samuel Medina, a ação será realizada no dia 14, às 10h e às 15h.

Durante a “Oficina Criativa Pintando o 7”, inspirada no livro “O que é liberdade”, de Renata Bueno, as crianças vão explorar a criatividade por meio da mistura de cores e diferentes técnicas de pintura. A atividade, mediada por Flávia Paixão, acontece no dia 15, às 10h e às 15h; no dia 29, às 10h; e no dia 31, às 10h30.

A programação segue ainda com a mediação de Kátia Mourão na atividade “O Toque É: Sentir, Ler e Querer Ver”, na qual as crianças participam da leitura do livro “O Dia a Dia de Dadá”, de Marcelo Xavier, seguida de um debate e da criação de novas narrativas baseadas nas ilustrações da obra. A programação ocorre nos dias 20 e 22, às 10h e às 15h. 

Em “De Férias com a Bruxa” será realizada a leitura do livro “As Férias da Bruxa Onilda”, de Enric Larreula e Roser Capdevila, propondo trocas de habilidades entre os participantes e a personagem. Com mediação de Wander Ferreira, a oficina acontece nos dias 21 e 23, às 10h e às 15h.

As atividades têm continuidade com “Leitura no Colo”, que promove uma leitura compartilhada, voltada para crianças e bebês, com exploração de livros, cantigas e brincadeiras que fortalecem vínculos e afetos. A mediação é da Cia Pé-de-Moleque. A ação acontece no dia 24, com sessão para bebês de colo às 10h e sessão para bebês a partir de 18 meses às 11h. Baseada no livro “Lúcia Já-Vou-Indo”, de Maria Heloísa Penteado, a atividade “Espera Aí que uma Hora Ela Chega” convida crianças a criarem soluções para que a personagem chegue a tempo para uma festa. Com mediação de Kátia Mourão, a ação acontece no dia 27, às 10h e às 15h; e no dia 29, às 15h.

Em “Surfando nas Letras”, a leitura compartilhada do livro “Capitão Mariano, o Rei do Oceano", de Maurício Veneza, dá início à criação de histórias curtas produzidas pelas próprias crianças. A mediação é de Wander Ferreira. A atividade acontece no dia 28 e 30, às 10h e às 15h.

Jovens e adultos

O público jovem e adulto também encontra espaço na agenda de janeiro. Além de oferecer um rico acervo para adolescentes, jovens e adultos, o qual inclui os quadrinhos da Gibiteca Antônio Gobbo, a biblioteca também vai contar com a oficina “A palavra e o jogo”, mediada por Samuel Medina, que propõe exercícios de desbloqueio criativo por meio de jogos com palavras, explorando sonoridades, sentidos e reações. A programação será no dia 9, às 15h. A classificação indicativa é a partir de 12 anos.

Já o “Laboratório de Escrita”, com mediação de Samuel Medina, oferece encontros voltados para a formação e desenvolvimento de técnicas de escrita em diversos gêneros e o processo de criação de um livro, do início ao lançamento.  A atividade acontece dias 13, 20 e 27, às 18h. A classificação indicativa é a partir de 12 anos.

SERVIÇO
Férias na Biblioteca

Data: até 31/1 de 2026
Local: Biblioteca Pública Infantil e Juvenil de Belo Horizonte – BPIJ-BH (Rua Espírito Santo, 593 – Centro)
Programação completa disponível no Portal Belo Horizonte.