Pular para o conteúdo principal

Garis da SLU recolhem lixômetro da Praça Sete, cheio, durante a noite.
Foto: Denilson Freitas

Lixômetro registra 21 toneladas de resíduos coletados na Praça Sete

criado em - atualizado em

As ações educativas do Lixômetro, na Praça Sete, resultaram no recolhimento de 21 toneladas de lixo ou quatro caminhões cheios ao longo de quatro dias de campanha, um crescimento de 110% em comparação aos três dias de coleta realizada no ano passado. De 10 a 13 de dezembro, todo o lixo retirado dos quatro quarteirões ao redor do Obelisco da Praça Sete, no centro da cidade, foi acondicionado em recipientes transparentes. A ação promovida pela Prefeitura, por meio da Superintendência de Limpeza Urbana, contou com as equipes de Operação e do Departamento de Políticas Sociais e Mobilização da autarquia. A gerência regional de Limpeza Urbana Centro-Sul ficou responsável pelo monitoramento diário e a medição dos resíduos nas lixeiras gigantes.

 

O Lixômetro tem como objetivo alertar a população sobre o grande volume de lixo enviado anualmente aos aterros sanitários, os riscos de alagamentos e doenças, quando os resíduos são descartados indevidamente nas vias públicas, e também chamar a atenção para o visual negativo que a sujeira provoca.

 

Técnicos de Mobilização Social da Superintendência de Limpeza Urbana dialogaram com os cidadãos na tenda Conversando com a SLU, onde orientaram os pedestres sobre o correto descarte do lixo e a importância desse cuidado para o meio ambiente e a vida das pessoas. Houve ainda campanha educativa nos semáforos, abordagem educativa nos prédios e no comércio da região, exposição com fotos do trabalho dos garis e apresentações artísticas da turma da limpeza.

 

É fundamental que a população continue colaborando com a limpeza da cidade, não jogando lixo nos espaços públicos e jamais expondo os resíduos fora do dia e horário de coleta. Informações essenciais para esse descarte adequado podem ser encontradas na página da SLU