Pular para o conteúdo principal

Limpeza urbana em vilas é destaque no planejamento da SLU
Foto: PBH/ Divulgação

Limpeza urbana em vilas é destaque no planejamento da SLU

criado em - atualizado em

A Superintendência de Limpeza Urbana (SLU) recolheu no ano passado cerca de 40 mil toneladas de resíduos domiciliares nas vilas e favelas da cidade. Hoje, o serviço atinge 81% da extensão das vias dessas localidades. Os moradores das vias não contempladas, muitas vezes becos que não oferecem condições para o caminhão transitar ou o gari acessar, são orientados a deixar o lixo em um ponto próximo, em uma rua em que o gari ou o veículo tenham acesso.

 

Para recolher os resíduos em vilas, a SLU usa um veículo especial, o mini-compactador, que é mais adequado para transitar nas ruas estreitas. O caminhão tem capacidade para recolher 4,3 toneladas de resíduos. Além da coleta, todas as vilas recebem os demais serviços regulares de limpeza urbana, como varrição e capina, que são executados com a mesma frequência do restante da cidade.

 

Nos últimos anos, os serviços de limpeza em vilas e favelas foram ampliados, alcançando inclusive as Zonas de Especial Interesse Social (Zeis), porções do território municipal ocupadas predominantemente por população de baixa renda, nas quais há interesse público em promover a qualificação urbanística por meio da implantação de programas habitacionais de urbanização e regularização fundiária. Essas localidades passaram a receber varrição, coleta domiciliar de lixo e capina, além da limpeza de canaletas.

 

O gari contratado para trabalhar em uma Zeis geralmente é morador da comunidade. Além de percorrer os becos, coletando o lixo, varrendo e capinando, ele também conversa com as pessoas, orientando como e quando descartar os resíduos.

 

Até 2015, os serviços eram oferecidos em 25 Zeis: Vila Antena, Santa Sofia, São Jorge I e III, Ventosa, Cabana do Pai Tomás, São Jorge II (Cascalho), Pedreira Prado Lopes, Conjunto Habitacional Taquaril, Vila Apolônia, Fazendinha, Santa Lúcia (Barragem), Estrela, Santa Rita de Cássia (Papagaio), Marçola, Nossa Senhora Aparecida (Centro-Sul), Nossa Senhora de Fátima, Novo São Lucas, Santana do Cafezal, Nova cachoeirinha I, Sumaré, São Tomás, Aeroporto, Nossa Senhora da Conceição (Serra) e Vila Califórnia.

 

Em 2018 houve um acréscimo de 21 Zeis: Átila de Paica, Vila Cemig, Acaba Mundo, Chácara Leonina, Pantanal, Leonina, Barão Homem de Melo I, Barão Homem de Melo II, Barão Homem de Melo IV, São Rafael, Pontaporã, Alto Vera Cruz, São Benedito, Tiradentes, São Paulo, Andiroba, Senhor dos Passos, Coqueiral, Santa rosa, Nossa Senhora Aparecida (venda Nova) e Santa Mônica.

 

A partir de 2019 o serviço atingiu mais 19 Zeis: Monte São José, Madre Gertrudes I e II, Oeste, Ecológica, Formosa, Piratininga, 31 de Março, Delta, São Francisco de Chagas, Cachoeirinha IV (Bananal), Dias, São Vicente, Vila Real I e II, Novo Ouro Preto, Biquinhas, Mirante, São João Batista, Vila Índio e Conjunto Minas Caixa.

 

Atualmente, aproximadamente 300 mil moradores de 65 Zeis são beneficiados com os serviços regulares de limpeza urbana, feitos por 245 garis, que muitas vezes, para alcançar os becos utilizam carrinhos de mão, feitos de fibra de vidro.

 

De acordo com a chefe do Departamento de Serviços de Limpeza Urbana da SLU, Erika Santos Resende, a execução de serviços regulares de limpeza urbana nas Zeis traz ganhos para toda a comunidade, com impactos positivos na saúde e no meio ambiente. “A SLU procura levar os serviços de limpeza para toda cidade, sem privilegiar bairros ou regiões. A expansão dos serviços de limpeza para as vilas e favelas contribui para uma cidade mais igual. É uma ação que impacta na autoestima e na qualidade de vida do morador”, avalia.