Pular para o conteúdo principal

Arraial de Belo Horizonte
Divulgação: Belotur

Léo Magalhães e Rionegro & Solimões são os destaques do fim de semana do Arraial

criado em - atualizado em

A 43° edição do Arraial de Belo Horizonte retorna neste fim de semana com destaque especial para as atrações nacionais Léo Magalhães e Rionegro & Solimões. As cores, a tradição e a diversão das danças também estão de volta aos tablados da Praça da Estação, com as apresentações do Grupo Especial do Concurso Municipal de Quadrilhas. A festa conta ainda com os quitutes juninos na Vila Gastronômica. Realizado pela Prefeitura de Belo Horizonte, por meio da Belotur, e Instituto Periférico, o festejo reabre o calendário de grandes eventos públicos na cidade. Para saber a programação completa do Arraial, acesse o Portal Belo Horizonte.

 

“O retorno do Arraial mostrou que Belo Horizonte tem potencial de ser uma cidade cada vez mais feliz. Ficamos muito animados e satisfeitos com o resultado. Presenciamos uma Praça da Estação alegre, com uma cultura junina viva e pulsante. E voltamos nesse fim de semana com a tradição das quadrilhas, além da nossa reconhecida gastronomia mineira e os shows sertanejos que irão animar belo-horizontinos e turistas”, afirma Gilberto Castro, presidente da Belotur. A entrada no evento é gratuita, não sendo necessária a retirada de ingressos.

 

Neste sábado (6), a festa começa a partir das 14h30, com as apresentações das quadrilhas do Concurso Estadual. Logo após, às 19h, é a vez das quadrilhas do Grupo Especial do Concurso Municipal encherem os tablados de criatividade e alegria. No palco, a partir das 23h30, o show será com o cantor sertanejo Léo Magalhães, intérprete do hit “Locutor”.

 

O segundo fim de semana do 43° Arraial de Belo Horizonte se encerra no domingo (7), com a continuação das apresentações das quadrilhas do Concurso Estadual e do Grupo Especial do Concurso Municipal. A atração musical fica por conta da dupla Rionegro e Solimões, com os sucessos “Na Sola da Bota” e “O Frio da Madrugada”.

 

Concurso de Quadrilhas

 

As 14 quadrilhas do Grupo de Especial do Concurso Municipal serão avaliadas por uma comissão junina que julgará os seguintes quesitos: conjunto, coreografia, caracterização, marcador e casal de noivos. As quatro últimas colocadas nesta edição passam a compor o Grupo de Acesso. As seis melhores do Grupo de Acesso foram promovidas ao Grupo Especial. Para saber as quadrilhas classificadas, acesse o Portal da Prefeitura de Belo Horizonte. A apuração do Grupo Especial ocorrerá no dia 9 de agosto, no Coreto do Parque Municipal, às 14h.

 

Vale ressaltar que as quadrilhas mobilizam diretamente mais de 3,2 mil pessoas em suas apresentações na Praça da Estação, fora as torcidas e familiares, que vêm de nove regionais da cidade para o evento, o que demonstra o caráter democrático e descentralizado da festa. Os interessados podem conferir o regulamento na íntegra acessando o Portal da Prefeitura de Belo Horizonte.

 

Gastronomia

 

Trabalhado a partir da ideia de uma ‘Experiência Junina Completa’, o Arraial de Belo Horizonte 2022 terá apresentação de quadrilhas, shows musicais e diversas atividades gastronômicas. Consolidando esse conceito, uma Vila Gastronômica foi montada nas estruturas do evento, com mesas e cadeiras de madeira, pufs, iluminação e decoração especial para o maior conforto do público. No espaço, alunos de cinco universidades de Gastronomia comercializam as receitas vencedoras do 3º Concurso Prato Junino.

 

Em parceria com a Abrasel, foi lançado também o Circuito Gastronômico do Arraial de Belo Horizonte, com a participação bares e restaurantes que estão vendendo pratos com receitas tipicamente juninas até o dia 14 de agosto. Acesse o Portal da Prefeitura de Belo Horizonte para conhecer as ações da Belotur de valorização da gastronomia mineira no período junino.

 

Raio-X do primeiro fim de semana do Arraial de Belo Horizonte 2022

 

O Arraial de Belo Horizonte reuniu cerca de 35 mil pessoas nos três primeiros dias na Praça da Estação, entre 29 e 31 de julho. Para garantir a segurança do público presente, 206 servidores da Guarda Municipal somaram esforços aos mais de 400 policiais militares para atuação durante o evento. Além disso, o Centro Integrado de Operações de Belo Horizonte (COP-BH) reforçou seu efetivo com a montagem do Posto de Comando e realizou o monitoramento de imagens da Praça da Estação, seus arredores e gestão das ocorrências integradas do evento.

 

Apenas três ocorrências consideradas leves foram registradas pela Guarda Municipal. E, de acordo com a Polícia Militar de Minas Gerais (PMMG), houve redução em 59% de roubo e furtos no entorno do evento em relação ao mesmo período em 2019. Ou seja, o Arraial de Belo Horizonte se reitera como um evento seguro.

 

Para atuar no trânsito e garantir a mobilidade das vias ao entorno do evento, a BHTrans empenhou 20 agentes. Além de segurança e organização, o Arraial também contou com 35 garis, três caminhões pipas, 1 caminhão compactador de lixo e cinco básculas (balanças para grandes volumes) para a limpeza: foram recolhidos mais de 17 mil quilos de lixo.

 

Arraial de Belo Horizonte

 

Festejo junino mais representativo da Região Sul e Sudeste do Brasil, pela sua valorização e respeito à cultura e às tradições que envolvem o período, o Arraial de Belo Horizonte chega à sua 43ª edição e retorna à Praça da Estação nos dias 29, 30 e 31 de julho e 6, 7, 13 e 14 de agosto. O evento é uma realização da Prefeitura de Belo Horizonte, por meio da Belotur, e Instituto Periférico, cerveja oficial Itaipava 100% Malte, parceria cultural do Serviço Social do Comércio (Sesc-MG), apoio da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL-BH), Rádio Oficial Liberdade FM, colaboração do Shopping Oiapoque e colaboração técnica da Comissão Junina Mineira.

 

O metrô funcionará com horário especial em razão do Arraial de Belo Horizonte. A Estação Central ficará aberta para embarque até 1h30 na madrugada de sábado para domingo e até 00h30 na madrugada de domingo para segunda-feira. As demais estações operam só para desembarque a partir das 23h.