Pular para o conteúdo principal

Lazer é o principal motivo da visita de turistas a Belo Horizonte
Foto: Qu4rto Studio/Belotur

Lazer é o principal motivo da visita de turistas a Belo Horizonte

criado em - atualizado em

De acordo com pesquisa realizada em setembro deste ano pelo Observatório do Turismo de Belo Horizonte - que tem a função de monitorar as práticas do turismo na capital mineira, por meio do levantamento de indicadores, estatísticas, pesquisas e dados complementares -, 35,58% dos entrevistados estavam na cidade por motivos de lazer e passeio. Na sequência apareceram os que vieram para fazer negócios, somando 25,11%. Ao todo, foram realizadas 1.106 entrevistas, que garantem 97% de probabilidade e 3% de significância amostral. 

 

Dados como estes foram apresentados pela Prefeitura de Belo Horizonte na reunião do Conselho Municipal de Turismo (COMTUR), nessa terça-feira (18). A pesquisa foi realizada com turistas e excursionistas que estavam na cidade de 1º a 4 e de 8 a 11 de setembro de 2022. As entrevistas aconteceram em atrativos turísticos, tais como a Igreja da Pampulha, museus, Mercado Central e Zoológico. Confira aqui os resultados. Por meio da metodologia Power BI, os interessados podem, de maneira interativa, cruzar e filtrar dados de acordo com os próprios interesses. 

 

“A pesquisa reforça que somos a cidade dos eventos, com praças e parques movimentados, com a alegria novamente nas ruas. É muito importante termos esses dados apresentados por meio de uma tecnologia que nos oferece vários cruzamentos e filtros, facilitando assim tomadas de decisões estratégicas assertivas em prol da política pública do turismo em Belo Horizonte”, afirma Gilberto Castro, presidente da Belotur.

 

A pesquisa adotou como foco de investigação o perfil da demanda turística em Belo Horizonte, trazendo dados sobre origem, destino, informações pessoais, rendimentos, gastos, educação e trabalho, além das avaliações da percepção do turista sobre os serviços, preços e atrativos turísticos da cidade. 

 

A maioria pretende voltar para BH

Vale ressaltar também que, de acordo com a Pesquisa de Demanda Turística, 31,92% dos entrevistados visitaram Belo Horizonte pela primeira vez e 85,02% pretendem retornar à capital mineira nos próximos dois anos. Dentre os principais atrativos turísticos citados pelos entrevistados, observou-se que 50,13% buscaram visitar locais e festas histórico-culturais e 21,30% vieram para participar de shows, eventos e atrativos da vida noturna. 

 

Origem dos turistas

Em relação à origem dos turistas, 37,34% são de Minas Gerais, 15,91% de São Paulo, 7,59% do Rio de Janeiro e 6,33% do Espírito Santo. Estes resultados destacam o processo de regionalização do turismo, assim como preconizam as recomendações do Ministério do Turismo. 

 

Raio-x dos turistas de Belo Horizonte:

 

  • 55,95% hospedaram-se em hotel ou pousada;
     
  • 55,33% são do sexo masculino e 50,90% são solteiros; 
     
  • 40,87% possuem ensino superior completo;
     
  • 49,46% viajaram à Belo Horizonte sozinhos;
     
  • Possuem idade média de 35 anos; 
     
  • 41,23% são assalariados com carteira de trabalho assinada; 14% são autônomos e 10,04% são funcionários públicos.