Pular para o conteúdo principal

Curso premiado internacionalmente ‘Programando Sonho Delas’
Foto: Divulgação PBH

Inclusão e oportunidade para mulheres no Programando Sonho Delas

criado em - atualizado em


O sonho de mais de 2,1 mil mulheres começa a ganhar forma a partir desta segunda-feira, dia 2 de março, quando a Prefeitura de Belo Horizonte, por meio da Prodabel, volta a oferecer o curso premiado internacionalmente ‘Programando Sonho Delas’.
 
Com o curso, mulheres de todas as idades são certificadas para trabalhar com programação de computadores. As aulas acontecem nos períodos da manhã e da tarde na Unidade Ipiranga da Prodabel.
   
Lenize Barbosa de Oliveira, que mora no bairro São Lucas, na zona Leste da capital, conta que soube do curso por uma rede social. Apesar de já ter uma pequena experiência com computadores, ela afirma que não sabia por onde começar e encontrou no Programando Sonho Delas a oportunidade que precisava.
   
“Eu já estou conseguindo desenvolver algumas coisas, mesmo que pequenas. Eu tenho um sonho de transformar a vida das pessoas e se eu consigo programar, eu consigo transformar a vida de alguém”.
   
Para a profissional da área da saúde, Lucimar Rodrigues Fonseca, ampliar o horizonte profissional feminino é fundamental para o crescimento do país. “O campo que temos menos mulheres hoje trabalhando é o da tecnologia, e ter essa oportunidade para abraçar e dar emprego para cada uma de nós é muito importante”.
   
O Programando Sonho Delas venceu no ano passado o Prêmio Sucesu Minas, na categoria Responsabilidade e Impacto Social, demonstrando mais uma vez a dedicação da Prefeitura de Belo Horizonte com a inclusão digital e a importância dela para as pessoas que se encontram em situação de vulnerabilidade social.
    
Segundo o presidente da Prodabel, Leandro Garcia, a meta para 2020 é formar pelo menos mais 1 mil mulheres. “Nossa meta é fazer de Belo Horizonte o maior polo de formação tecnológica feminina do mundo!”.
    
O Programando Sonho Delas ainda recebeu outros dois prêmios. Na cidade de São Paulo levou o curso ao patamar de “As 100 + inovadoras no uso de T.I”, e em Barcelona, durante o World Smart City Awards, foi o destaque na categoria Cidades Inclusivas e Compartilhadoras.