Pular para o conteúdo principal

Imunossuprimidos e idosos são convocados para imunização com vacina bivalente
Foto: PBH/ Divulgação

Imunossuprimidos e idosos acima de 80 anos são convocados para vacina bivalente

criado em - atualizado em

A Prefeitura de Belo Horizonte vai iniciar, na próxima segunda-feira (27), a imunização contra a covid-19 com a vacina bivalente, seguindo o calendário determinado pelo Ministério da Saúde. Nesta primeira fase, são elegíveis para a vacinação os idosos que têm 80 anos ou mais, além das pessoas com alto grau de imunodepressão maiores de 12 anos.

 

A vacinação deste público acontecerá em 143 Centros de Saúde da capital. A imunização com a vacina bivalente não acontecerá nas unidades onde está sendo realizada a vacinação infantil, que são: Centro de Saúde Barreiro de Cima (Barreiro), Centro de Saúde Nossa Senhora Aparecida (Centro-Sul), Centro de Saúde Marco Antônio de Menezes (Leste), Centro de Saúde São Paulo (Nordeste), Centro de Saúde Carlos Prates (Noroeste), Centro de Saúde Aarão Reis (Norte), Centro de Saúde Betânia (Oeste), Centro de Saúde Dom Orione (Pampulha) e Centro de Saúde Paraúna (Venda Nova). Os locais e horários de vacinação podem ser conferidos no portal da Prefeitura. 

 

O imunizante bivalente aumenta a proteção contra as cepas já identificadas do coronavírus, incluindo a variante Ômicron.

 

Para receber essa dose da vacina bivalente é preciso ter concluído, pelo menos, o esquema primário completo de duas doses com as vacinas monovalentes, respeitando o intervalo mínimo de 4 meses da última dose de vacina contra covid-19 (monovalente) recebida.

 

Requisitos

 

* Para os idosos com 80 anos e mais, é imprescindível a apresentação de documento de identidade com foto e CPF, além do cartão de vacinas e não ter tido covid-19 com início de sintomas nos últimos 30 dias.

 

* Seguindo as orientações do Ministério da Saúde, devem receber a vacina bivalente, as pessoas imunossuprimidas nas condições abaixo:

 

- Imunodeficiência primária grave;

- Quimioterapia para câncer;

- Transplantados de órgão sólido ou de células tronco hematopoiéticas (TCTH) em uso de drogas imunossupressoras;

- Pessoas vivendo com HIV/Aids;

- Uso de corticoides em doses ≥20 mg/dia de prednisona, ou equivalente, por ≥14 dias;

- Uso de drogas modificadoras da resposta imune, como Metotrexato, Leflunomida, Micofenolato de mofetila, Azatiprina, Ciclofosfamida, Ciclosporina, Tacrolimus, 6-mercaptopurina, Biológicos em geral (infliximabe, etanercept, humira, adalimumabe, tocilizumabe, Canakinumabe, golimumabe, certolizumabe, abatacepte, Secukinumabe, ustekinumabe) Inibidores da JAK (Tofacitinibe, baracitinibe e Upadacitinibe).

- Auto inflamatórias, doenças intestinais inflamatórias;

- Pacientes em hemodiálise;

- Pacientes com doenças imunomediadas inflamatórias crônicas.

 

Para os imunossuprimidos, é preciso seguir as seguintes orientações no momento da vacinação:

 

- Apresentar o cartão de vacinação;

- Apresentar documento de identificação com foto e CPF;

- Não ter tido covid-19 com início de sintomas nos últimos 30 dias;

- Apresentar um comprovante, podendo ser utilizado: laudos, declarações, prescrições médicas ou relatórios médicos com descritivo ou CID da doença ou condição de saúde (emitidos em até 12 meses antes da data da vacinação), assinado e carimbado, em versão original.