Pular para o conteúdo principal

Enquanto um tecnico da SLU varre a rua, outros três implantam a placa de Ponto Limpo em uma calçada, durante o dia.
Foto: Divulgação PBH

Implantação de Ponto Limpo na Pampulha melhora qualidade de vida da população

criado em - atualizado em
Belo Horizonte possui cerca de 300 Pontos Limpos. O objetivo desse serviço oferecido pela Prefeitura é eliminar focos de descarte irregular de resíduos na cidade, evitando o aparecimento de insetos e roedores, além de melhorar o aspecto do local, proporcionando melhor qualidade de vida para as pessoas.

Para que o local receba a placa indicativa de Ponto Limpo, são realizadas intervenções educativas e de recuperação da área degradada, como a limpeza e a pintura de muros e meios-fios. Foi o que aconteceu na esquina da Aimêe Simple Macperson com a rua Flor do Gelo, no bairro Aeroporto/ Liberdade.

O mecânico Luiz Felipe Nunes Costa, 18 anos, trabalha de frente ao local e conta como era a situação. “Ali era muito sujo, tinha muito lixo, mesmo a Prefeitura limpando toda semana. O povo jogava até móveis velhos, até aqui na porta. Jogavam qualquer hora, tanto durante o dia, quanto à noite.”

Agora a realidade no local é outra. A Prefeitura, por meio da Gerência de Limpeza Urbana Pampulha, executou ações de limpeza na área, fazendo a remoção de resíduos e instalando a placa de Ponto Limpo no referido local. A ação contou com oito garis, um caminhão e três roçadeiras mecânicas e, em apenas um dia, removeu aproximadamente 600 kg de lixo. “Depois que colocaram a placa melhorou demais”, afirma o mecânico.
 



Campanha educativa: conscientização e parceria da população

A campanha educativa foi feita pela equipe de Mobilização da Superintendência de Limpeza Urbana (SLU). Foram distribuídos informativos para os moradores e estabelecimentos comerciais próximos, reforçando quais os dias e horários de coleta de lixo, o endereço da Unidade de Recebimento de Pequenos Volumes mais próxima e os tipos de materiais que podem ser destinados para lá.

Gerente de Limpeza Urbana Pampulha, Osvaldo do Carmo Machado explica que local já era conhecido por ser um ponto recorrente de deposições clandestinas de entulho, poda e bagulhos. “Removíamos daqui aproximadamente cinco toneladas de lixo por semana. Agora, com a recuperação da área, a expectativa é que a população pare de fazer descartes de resíduos neste local.”

 O gerente conta que a via é atendida pela coleta regular de lixo três vezes por semana, às segundas, quartas e sextas e que a população ainda conta com a Unidade de Recebimento de Pequenos Volumes Liberdade (rua Flor do Índio, 105, bairro Liberdade), para a destinação de entulho, terra, poda, bagulhos e materiais recicláveis.

Após as intervenções, é fundamental que os cidadãos se apropriem do espaço revitalizado e cuidem dele para que ninguém volte a jogar lixo e entulho na área limpa.
 
 

07/12/2018. Ponto Limpo. Fotos: SLU/Divulgação