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A foto mostra a fachada do museu Casa Kubitscheck, na Pampuha
Foto: Ricardo Laf

Hackatur seleciona projetos finalistas que prometem facilitar a vida do turista

criado em - atualizado em

Na tarde dessa quarta-feira (22/8), a banca avaliadora do Hackatur: Desafio de Inovação no Turismo, projeto da Belotur, Sebrae-MG e da Associação de Marketing Promocional (Ampro), selecionou cinco startups finalistas que disputam dois prêmios: R$ 5 mil e um voucher para participação na HSM Expo 2018, uma das principais feiras de inovação e tecnologia do país, que acontece em São Paulo, em novembro deste ano.

Os empreendedores selecionados apresentaram soluções para os desafios lançados pela Ampro e pela BH Airport (concessionária do Aeroporto Internacional de Belo Horizonte). São eles: “Como avaliar a experiência do turista no evento ou serviço?” e “Como valorizar a cultura de Minas Gerais, Belo Horizonte e Região Metropolitana para o turista?”, respectivamente.

“O nosso objetivo é provocar o encontro de importantes atores da cadeia do turismo, como a BH Airport e a Ampro, com o ecossistema de inovação e tecnologia. Com este elo, além de estimular soluções para o turismo da cidade, estamos unindo as pontas do mercado, possibilitando a geração de negócios entre eles”, comenta Marcos Boffa, diretor de Políticas de Turismo e Inovação da Belotur.

“As soluções apresentadas nesta etapa visam contribuir para a melhoria de desempenho, performance e relacionamento dos players com seus clientes. Agora, vamos acompanhar encontros semanais, promovendo workshops com players e especialistas que ajudarão as startups a refinarem seus projetos. A ideia é que, ao final do Hackatur, as soluções estejam completamente alinhadas com as expectativas do mercado”, explica Renato Lana, analista do Sebrae-MG.


Próximos passos

Os cinco projetos selecionados no Hackatur passarão pelo processo de aceleração, ou seja, monitorias e workshops realizados, tanto por especialistas do mercado quanto pelos players do projeto, BH Airport e Ampro, com o objetivo de desenvolvimento e amadurecimento das soluções propostas.

A última etapa acontece no dia 30 de outubro. As startups terão cinco minutos para apresentarem os projetos finais aos players. Potenciais investidores serão convidados para a apresentação, com intuito de geração de negócios e soluções para todo o mercado de turismo de Belo Horizonte.

Dois empreendedores sairão de lá vitoriosos. Um receberá um cheque no valor de R$ 5 mil reais e o outro um voucher para participação em um dos maiores eventos de inovação no Brasil, o HSM Expo 2018, em São Paulo, em novembro deste ano (com passagens aéreas e 3 diárias de hospedagens para duas pessoas). Todas as empresas finalistas receberão certificados de participação.


Conheça os projetos finalistas:


JMM Tech

Ernani Jardim, CEO da JMM Tech, apresentou como solução para o desafio da BH Airport o AIRPP-BH, que pode funcionar como totens digitais espalhados pelo Aeroporto Internacional de Belo Horizonte, ou também como aplicativo. Com essa tecnologia, o passageiro que se encontra no aeroporto terá todas as informações sobre localização, alterações de horários de voos e de acesso aos terminais, as várias opções de transporte do aeroporto para Belo Horizonte e serviços como lojas, restaurantes e casas de câmbio, por exemplo.

Para a Ampro, Ernani criou o Inlive, um aplicativo que, conectado ao wifi de eventos (festivais, feiras, congressos, convenções), permite ao visitante a localização georreferenciada de todos os serviços oferecidos, estandes, praças de alimentação, palcos, banheiros entre outros. Ao mesmo tempo, o Inlive informa ao produtor qual foi o trajeto do participante no evento, o que ele visitou, seu tempo de permanência no evento entre outras informações importantes para mensurar, com detalhes, a experiência do cliente.


Explora

O app Explora, idealizado pelos sócios Amir Khatibi e Arthur Meyer Paixão Meyer, foi apresentado para o desafio da AMPRO. O objetivo é oferecer uma solução para o viajante de ponta a ponta e de maneira personalizada. Dessa forma, o usuário pode planejar sua viagem, com compra de passagens e reserva de hotéis, criar um roteiro de atrações de acordo com seu perfil e, por fim, avaliar a experiência que teve na cidade. Isso tudo em um só aplicativo.

 

Traveller

O Traveller é um aplicativo que pretende incentivar o envolvimento do turista com os atrativos e passeios da cidade visitada por meio de gamificação. Projeto da dupla  Guilherme Frade da Silva e Alexandre Guimarães Nicolau, o app ainda está em fase de desenvolvimento, e foi apresentado no Hackatur como solução para a AMPRO. A ideia é que o usuário interaja com o local visitado como se estivesse em um jogo. Nos roteiros propostos, ele poderá desvendar charadas e receber informações sobre os atrativos. Os pontos ganhos são transformados em benefícios para o viajante em estabelecimentos parceiros do app.


Hi Position

O projeto Hi Position, dos sócios Armando Junior e Glauber Dias, foi apresentado para o desafio da AMPRO e consiste na implantação de dispositivos de comunicação micro localizados em alguns atrativos turísticos da cidade. O objetivo é trazer praticidade para o visitante, que receberá, por meio de um aplicativo, informações sobre o local, obras de arte, atrativos turísticos e pontos relevantes na cidade. Ele poderá, também, fazer o pagamento das entradas de forma direta e digital, além de comprar passagens de ônibus, fazer reservas em hotéis, alugar um carro e escolher seus eventos favoritos.


Made in BH

Felipe Martins e Guilherme Pertence, da Made in BH, apresentaram uma solução para o desafio proposto pela BH Airport. A ideia é construir um espaço físico que funcionaria como uma central de experiências da cultura de Belo Horizonte e região. O projeto visa transformar as chegadas e partidas do aeroporto numa experiência marcante e única com um jeito de receber que só o mineiro sabe fazer. A estrutura seria sensorial e, mais do que vender produtos, funcionaria como uma espécie de museu sobre a história da cidade.