8 October 2025 -
O Cine Santa Tereza promove na próxima terça-feira (14), às 17h, a Sessão de Curtas, que neste mês apresenta estreias de três produções: “O Reality da Fran II”, “Deriva” e “Pulsação”. A seleção reúne trabalhos que transitam entre o experimental e o documental, explorando diferentes linguagens e abordagens artísticas. Após a exibição, o público poderá participar de uma conversa com os diretores, debatendo processos criativos e reflexões presentes nas produções.
A entrada é gratuita, com ingressos disponíveis antecipadamente na plataforma Sympla ou 30 minutos antes da sessão, na bilheteria do cinema. A programação completa do Cine Santa Tereza pode ser consultada no Portal Belo Horizonte.
O curta experimental “O Reality da Fran II” (Celina Barbi, 2025, 9 min) apresenta o personagem Fran como uma sátira a figuras masculinas de poder envolvidos em situações de abuso e corrupção, em contraste com a imagem pública de moralidade que procuram sustentar.
Em “Deriva” (André Hauck, 2025, 10 min), a produção parte da apropriação de documentários em película 16mm da década de 1960 para explorar processos de montagem e desmontagem da imagem. Com uma narrativa não linear e caleidoscópica, o curta reflete sobre o conceito de paisagem natural e estratificada, evocando as vanguardas experimentais das décadas de 1920 e 1960.
Para encerrar a sessão, “Pulsação” (Camila Matos e Fernando Dornas, 2025, 15 min) acompanha o processo de criação de “Velocidade”, novo espetáculo do grupo teatral Quatroloscinco. O documentário oferece um olhar sobre os bastidores dos ensaios e improvisações, revelando como a escrita e a atuação se encontram para dar forma à cena teatral.
Serviço
Sessão de Curtas – Lançamentos
“O Reality da Fran II” (dir.: Celina Barbi, 2025, 9 min)
“Deriva” (dir.: André Hauck, 2025, 10 min)
“Pulsação” (Dir.: Camila Matos e Fernando Dornas, 2025, 15 min)
Classificação da sessão: 18 anos
Data: terça-feira (14), às 17h
Ingressos gratuitos: retirada na plataforma Sympla ou na bilheteria do cinema 30 minutos antes da sessão, conforme disponibilidade
Local: Cine Santa Tereza - Rua Estrela do Sul, 89, Praça Duque de Caxias – Santa Tereza