Pular para o conteúdo principal

Mão feminina segura guia de IPTU 2019.
Foto: Amira Hissa/PBH

Guias do IPTU 2019 têm alterações que facilitarão o pagamento pelo contribuinte

criado em - atualizado em

Desde o dia 2 de setembro, os contribuintes de Belo Horizonte começaram a receber, em casa, a nova guia do Imposto Predial Territorial Urbano (IPTU) 2019 com códigos de barras para pagamento das quatro últimas parcelas do ano, com vencimento em setembro, outubro, novembro e dezembro. Para fazer o pagamento, os contribuintes deverão utilizar esses códigos, já que não haverá novo envio dessas mensalidades pela Prefeitura.

 

A medida significará economia para o contribuinte, como assinala o diretor de Lançamentos e Desonerações Tributárias da Secretaria Municipal de Fazenda, Ervio de Almeida. “É importante ressaltar que, além de ser ecologicamente correto por gerar redução no consumo de papel, o envio de um documento único traz economia para o contribuinte, uma vez que a cobrança da Taxa de Expediente no valor de R$ 4,60, só incidirá sobre um dos pagamentos efetuados e não sobre os quatro, como ocorreria caso as guias fossem enviadas separadamente pelos Correios”, afirma.

 

De acordo com Ervio de Almeida, nos códigos enviados no documento constam os valores a serem pagos em cada mês, de forma a garantir que o contribuinte fique em dia com o imposto e o quite até o fim do ano. “No documento segue, ainda, um código de barras para a quitação integral do imposto, válido até o dia 15 de setembro. O contribuinte que efetuar esse pagamento deverá desconsiderar as demais mensalidades, uma vez que já terá quitado eventual saldo devedor e todas as parcelas devidas do IPTU/2019”, esclarece.

 

Para pagar um valor diferente daqueles dos códigos de barras, para consultar as atualizações do demonstrativo de pagamento de parcelas ou em caso de perda de prazo para pagamento, o contribuinte deverá emitir as novas guias em um dos meios disponibilizados pela Prefeitura: o PBH APP, a página do IPTU, o atendimento presencial do BH Resolve (rua dos Caetés, 342, Centro) ou das regionais.