Pular para o conteúdo principal

As três alunos vencedoras do concurso de redação sobre a Guarda Municipal posam ao lado de autoridades públicas e junto aos prêmios recebidos.
Foto: Dirceu Lopes

Guarda Municipal realiza troca da Bandeira Nacional

30/10/2017 | 13:03 | atualizado em 21/03/2018 | 14:17

Na manhã sexta–feira, dia 27 de outubro, a Guarda Municipal de Belo Horizonte comandou a tradicional troca da Bandeira Nacional. O evento é realizado, a cada mês, na Praça da Bandeira, bairro Mangabeiras, por instituições de segurança pública diferentes, que se alternam na tarefa. A solenidade de outubro é sempre realizada pela GMBH.

 

Participaram do evento diversos grupamentos da Guarda Municipal como a Equipe de Porta Bandeira, Rondas Motorizadas, Grupamento  de Trânsito e Banda de Música da GMBH. Além da cerimônia da troca da flâmula, o comando da Guarda Municipal premiou 18 servidores que se destacaram nos trabalhos operacionais e administrativos da corporação.

 

Concurso de Redação

A estudante Yohana Karolaine Carneiro de Souza, de oito anos, ficou entusiasmada, quando recebeu das mãos do secretário de Segurança e Prevenção, Genilson Zeferino, uma bicicleta de 18 marchas, aro 20, novinha. A jovem, que estuda na Escola Municipal Maria das Neves, na Regional Leste, foi a primeira colocada no concurso de redação sobre a Guarda Municipal de BH, promovido pelas secretarias de Segurança e Educação.

 

Além de Yohana, as alunas Karine Jesus de Souza e Ana Clara Moreira Carmona, que estudam na mesma escola, também foram premiadas, cada uma, com um par de tênis  e um ingresso especial para o Parque Guanabara.  A premiação chegou a ser motivo de surpresa para as meninas. “Quando fiz o texto, não sabia que concorreria a um prêmio! Estou feliz demais!”, comemorou Yohana.

 

Para a Fátima Maria, diretora Escola Municipal Maria das Neves, a Guarda Municipal é uma grande parceira, e o concurso de redação demonstra como a instituição é querida pelos estudantes. “Os  agentes são muito bem-vindos em nossa unidade escolar e, durante o concurso, confirmei o carinho que os alunos têm por  eles. Os textos foram espontâneos, por isso os alunos não sabiam da premiação”, justificou.

 

Pavilhão Nacional

A Bandeira do Brasil é um dos símbolos oficiais da República e foi criada em 19 de novembro de 1989, quatro dias após a Proclamação da República. O evento de troca da bandeira ocorre na Praça da Bandeira, que foi remodelada em 1997, no Aniversário de 100 Anos de Belo Horizonte. 

 

No local, há um mastro de 40 metros de altura e uma bandeira de possui 54 metros quadrados. Assistiram à solenidade representantes do Exército Brasileiro, da Aeronáutica, da Polícia Civil, do Corpo de Bombeiros Militar, além de representantes das Guardas Municipais de Contagem, Pedro Leopoldo e de Nova Serrana.