Pular para o conteúdo principal

Fórum amplia a discussão de ações relacionadas ao trabalho social da Urbel
Foto: Divulgação/PBH

Fórum amplia a discussão de ações relacionadas ao trabalho social da Urbel

criado em - atualizado em

Na primeira quinzena de abril, a Urbel realizou o primeiro Fórum Social do ano para apresentar e discutir internamente as ações desenvolvidas por meio do trabalho social da Empresa. A atividade é uma proposta da Diretoria de Trabalho Técnico Social (DTS) e contou com a participação de 60 pessoas, incluindo analistas sociais e outros empregados do setor. Esses profissionais atuam em funções diversas para atender as demandas da Urbel e garantir a efetividade na implementação da política habitacional em áreas de interesse social do município. Para avaliar e otimizar as ações, os encontros acontecerão mensalmente.  

 

O evento inicial contou com a apresentação do organograma institucional, dos fluxos internos e das ações sociais que permeiam e dão suporte a todos os programas concebidos e executados pela Empresa, com ênfase para o de Remoção e Reassentamento. Nos próximos encontros serão abordados outros temas a fim de aprimorar o trabalho social voltado para as comunidades envolvidas, com investimento na sustentabilidade e no fortalecimento socioeconômico e organizativo das populações locais. 

 

A diretora de Trabalho Técnico Social da Urbel, Ana Flávia Machado, ressaltou a importância do Fórum Social para aperfeiçoar o desenvolvimento das ações e reforçar os canais institucionais de participação comunitária. “Esse fórum é um espaço de formação da equipe técnica social mas, principalmente, de troca de experiências entre as esquipes. Nele falamos das orientações de fluxos, procedimentos e ações, com o entendimento de que sempre há uma situação diferente vivenciada em campo, ou uma nova ideia de como potencializar o atendimento voltado para a comunidade, com  transparência e reconhecimento da rede social e política já constituída em cada lugar”, avaliou.

 

Dentre as ações que fazem parte do trabalho social da Urbel estão: o acompanhamento nos processos de remoção e reassentamento, a realização de assembleias e reuniões informativas e/ou deliberativas, a mobilização para formação dos Grupos de Referência locais, a realização de cursos e workshops para auxiliar na geração de trabalho e renda, além das informações e capacitações dos moradores para que possam participar de decisões relacionadas aos planos, projetos e obras desenvolvidos na comunidade.