Pular para o conteúdo principal

Primeiro final de semana do Carnaval de BH tem grande movimentação e programação diversa 
Foto: Léo Lara/PBH

Final de semana do Carnaval de BH tem grande movimentação e programação diversa

criado em - atualizado em

Belo Horizonte voltou a pulsar a alegria do carnaval neste último final de semana.  Com uma programação diversa, plural e descentralizada, a cidade recebeu os cortejos dos blocos de rua em diversos pontos da capital mineira.  Para 2023, são esperados mais de 500 desfiles. Confira a programação completa para os próximos dias no Portal Belo Horizonte

“Percebemos uma cidade mais feliz, com o retorno dos foliões às ruas após dois anos de ausência. O maior evento de rua do estado de Minas Gerais, que mais traz renda, gera emprego e movimenta a enorme cadeia do turismo, está de volta. Estamos muito felizes com o que presenciamos em Belo Horizonte nesses primeiros dias de folia. Parabenizo também os atores do carnaval pela qualidade apresentada nos cortejos. Seguiremos atentos para que a entrega dos serviços ofertados se mantenha no nível deste primeiro final de semana de festa”, afirma Gilberto Castro, presidente da Belotur. 

Quarenta e cinco blocos de rua se cadastraram para desfilar na cidade nos dias 4 e 5 de fevereiro. Após as reuniões operacionais da Belotur com os grupos, 12 deles optaram pelo cancelamento do desfile. Assim, dos 33 blocos de rua que confirmaram seus cortejos, e que estavam listados na programação oficial divulgada pela Prefeitura de Belo Horizonte na última semana, apenas um não se apresentou. 

No sábado (04), o bloco Como te Lhama abriu a folia belo-horizontina com muita música latina e cumbia pelas ruas do bairro Pompéia. O tradicional bloco Trema na Linguiça se apresentou no bairro Santo Antônio e comemorou o retorno dos cortejos em grande estilo. A Fanfarra Feminina Sagrada Profana, bloco formado apenas por mulheres, desfilou na regional Centro-Sul levando a importante mensagem de equidade de gêneros.

O bloco de ativismo ambiental Então, Planta se apresentou no bairro Santa Tereza e reafirmou seu compromisso com a preservação do meio ambiente e a promoção de práticas sustentáveis. Fechando o primeiro dia de folia, o bloco Tamborins Tantã, único bloco do Brasil composto apenas por tamborins, fez seu popular cortejo pelas ruas do hipercentro e mais uma vez reforçou seu ativismo pela luta antimanicomial. Na ocasião, o bloco também homenageou o carnavalesco Ney Mourão, figura importante da folia na cidade que faleceu no ano passado.

No segundo dia de folia (05), o destaque ficou por conta do grupo Velha Guarda do Samba, que saiu da Praça Rui Barbosa e desfilou até a Praça Sete de Setembro tocando muitas marchinhas e sambas enredos lendários. O bloco é formado pelos integrantes da Associação Velha Guarda da Faculdade do Samba Mineiro, que tem mais de 20 anos de trabalho pela valorização do samba regional.

A Babadan Banda de Rua se apresentou na região Noroeste e levou ao público presente muita música pautada em tradições mineiras como o Congado e o Candomblé. O bloco Buritis Guimarães Rosa se apresentou com tradicionais canções carnavalescas nas ruas do bairro Belvedere e contagiou adultos, idosos e crianças presentes no cortejo. 

Também se apresentaram neste último final de semana de folia os seguintes blocos: Andacunfé, Axé de lá 90, Cefet com Banana, Samba Cana, Bloco ZN, Mais Feliz que Pinto no Lixo, Bloco da Capoeira BH, Bloco Demorô, Bloco do Mo Fio, Bloco Mexiana, Arte Mania, Bloco da Família Jojô e Palito, Alforriado Matias, Unidos com Mirago, Bloco do Minas, Flor & Amar, Passistas Show BH, Vovó Está de Gliter, Bloco Vemkenké, Brókio do Xai-Xai e Bloco Afro Filhos da Água. 

Fechando a primeira semana do Carnaval de Belo Horizonte, na próxima quinta-feira (9), o bloco Faça Amor Não Faça Guerra, tradicional bloco de vizinhos da região Noroeste, se apresentará na rua Guatambu, 10, no bairro Dom Cabral.  Na sexta-feira (10), o bloco Abre Te Sésamo desfila na avenida Afonso Pena homenageando o cantor Raul Seixas, criando novas versões rítmicas para as músicas do artista baiano. 

Para melhor atender o folião, a Belotur disponibilizou 340 cabines sanitárias móveis para este primeiro fim de semana de festa. Também foram instaladas grades em diversos pontos da capital mineira, com o intuito de proteger praças e monumentos.

Carnaval 2023

A edição deste ano do Carnaval de Belo Horizonte está confirmada e já tem o período oficial divulgado: 4 a 26 de fevereiro. O evento momesco é um dos principais produtos turísticos da cidade e do estado. Para além da importância cultural e de entretenimento, a festa gera emprego e renda para vários setores da sociedade. A folia na cidade é organizada de maneira espontânea e um dos principais atrativos é a essência democrática e plural. Na última edição, realizada em 2020, o carnaval teve 4,45 milhões de foliões circulando na cidade. A expectativa para esta edição é que 5 milhões de foliões encham as ruas da capital mineira de cores, diversidade e alegria.