Pular para o conteúdo principal

Feira da Economia Solidária
Foto: Tiago Penna

Feira da Economia Solidária terá edições especiais nesta sexta-feira

criado em - atualizado em

A Feira da Economia Solidária terá duas edições especiais nesta sexta-feira (16), na rua Goiás, no Centro, e no Mercado da Lagoinha, em comemoração ao Dia Nacional da Economia Solidária, celebrado em 15 de dezembro. Na rua Goiás, a feira funcionará das 8h às 18h, em frente à entrada da Prefeitura de Belo Horizonte, com a presença de 40 expositores dos segmentos de confecção, alimentação, artesanato e cosméticos. Já no Mercado da Lagoinha, oito feirantes vão integrar a programação de encerramento de mais uma temporada do projeto Gastronomia para Todos, evento restrito a convidados, mas que terá transmissão ao vivo pelo Instagram do chef Edson Puiati (@edsonpuiati).

 

A Economia Solidária é uma política pública municipal, realizada pela Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, para fomentar a economia com a geração de trabalho e renda atrelada à inclusão social por meio da comercialização orientada pelos princípios de reciprocidade e coletividade, da valorização dos produtos locais, do preço justo e da sustentabilidade, resguardando o respeito às relações de gênero, raça, etnia, religião, crença e preservação e cuidado com o meio ambiente.

 

Atualmente, são mais de 260 grupos cadastrados com mais de 780 integrantes, que comercializam itens de vestuário, artesanato, cosméticos, além de alimentos variados. O Centro Público de Economia Solidária (CEPES), localizado ao lado da Praça da Estação, é o espaço que eles têm de referência para reuniões e qualificações. Além disso, a Feira da Economia Solidária, uma das iniciativas da política, integra a Feira da Afonso Pena e acontece mensalmente nos Tribunais de Justiça e Regional Eleitoral e em diversos parques da capital mineira.