Pular para o conteúdo principal

Feira da Economia Solidária inicia nova temporada no Parque Lagoa do Nado
Foto: PBH/ Divulgação

Feira da Economia Solidária inicia nova temporada no Parque Lagoa do Nado

criado em - atualizado em

A Feira da Economia Solidária vai iniciar a temporada 2023 neste domingo (22), no Parque Municipal Fazenda Lagoa do Nado, como parte das atividades da programação de férias na cidade, oferecidas pela Prefeitura de Belo Horizonte. Das 8h às 16h, mais de 15 empreendedores vão comercializar produtos de artesanato, cosméticos, vestuário e alimentação produzidos localmente dentro de uma lógica sustentável.

 

A programação de férias nos parques e praças, organizada pela secretaria Municipal de Esportes e Lazer e Fundação de Parques Municipais e Zoobotânica, é gratuita e conta com práticas recreativas que começam nesta quinta-feira (19) e vão até o dia 29 de janeiro. Com programas para toda a família, as atividades vão desde oficinas de brincadeiras e esportes até espetáculos de rua. Confira o cronograma completo.

 

Para a programação do domingo, além da Feira da Economia Solidária, também estão previstas atividades como oficina de esporte urbano slackline, oficina esportiva na modalidade breakdance, muro de escalada, brinquedo inflável, atividade de tatuagem temporária e waterball, das 10h às 16h, no Parque Municipal Francisco Lins do Rego (Parque Ecológico da Pampulha).

 

Sobre a Feira da Economia Solidária

 

A Economia Solidária é uma política pública municipal, realizada pela Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, para fomentar a economia com a geração de trabalho e renda atrelada à inclusão social por meio da comercialização orientada pelos princípios de reciprocidade e coletividade, da valorização dos produtos locais, do preço justo e da sustentabilidade, resguardando o respeito às relações de gênero, raça, etnia, religião, crença e preservação e cuidado com o meio ambiente.

 

Atualmente, são mais de 260 grupos cadastrados com mais de 780 integrantes, que comercializam itens de vestuário, artesanato, cosméticos, além de alimentos variados. O Centro Público de Economia Solidária (CEPES), localizado ao lado da Praça da Estação, é o espaço que eles têm de referência para reuniões e qualificações. Além disso, a Feira da Economia Solidária, uma das iniciativas da política, integra a Feira da Afonso Pena e acontece mensalmente nos Tribunais de Justiça e Regional Eleitoral e em diversos parques da capital mineira.