Pular para o conteúdo principal

Exposição com obras de Marcel Gautherot pode ser conferida até 3 de julho
Foto: Tarcisio de Paula/Divulgação

Exposição com obras de Marcel Gautherot pode ser conferida até 3 de julho

criado em - atualizado em

A exposição “Marcel Gautherot - registros modernos da invenção da Pampulha: depois e além” continuará aberta para visitação até 3 de julho, na Casa do Baile - Centro de Referência de Arquitetura, Urbanismo e Design (Avenida Otacílio Negrão de Lima, 751, bairro São Luiz, orla da Lagoa da Pampulha). A exposição é gratuita e pode ser visitada de quarta-feira a domingo, das 10h às 18h, com entrada até as 17h30. Mais informações sobre a exposição podem ser acessadas no site do projeto Pampulha Território Museus.

 

Com acervo do Instituto Moreira Sales e curadoria de Carlos M Teixeira e Marconi Drummond, a mostra apresenta imagens do fotógrafo francês radicado no Brasil e integra a programação do Pampulha Território Museus. Os visitantes terão a oportunidade de conferir, também, livros, revistas, vídeos e documentos sobre a obra do artista, que foi um dos principais fotógrafos a registrar a arquitetura moderna brasileira, em especial do Conjunto Moderno da Pampulha.

 

A exposição propõe uma imersão na trajetória do artista e que recobre parte do modernismo no país. Gautherot viajou, entre os anos 1940 e 1950, por várias partes do Brasil, fotografando, além das referências arquitetônicas e históricas como Brasília e o Santuário de Bom Jesus, em Minas Gerais, os modos de viver, festas, tradições e invenções populares que deram formas a um Brasil moderno, constituindo um importante legado no campo da fotografia e do patrimônio material e imaterial. Seu acervo, constituído por mais de 25.000 fotografias, está preservado pelo Instituto Moreira Salles. Parte dessa produção, organizada na exposição “Marcel Gautherot - registros modernos da invenção da Pampulha: depois e além”, pode ser vista nesta exposição na Casa do Baile.