Pular para o conteúdo principal

Eventos parceiros agitam programação da Bienal de Gastronomia
Quarto Studio

Eventos parceiros agitam programação da Bienal de Gastronomia

criado em - atualizado em

Até o dia 31 de outubro, a Bienal da Gastronomia de Belo Horizonte oferece gratuitamente palestras, mostras culinárias, seminários e projetos especiais, reunindo renomados chefs e personalidades do setor, do Brasil e de outros cinco países ibero-americanos. O evento conta também com uma programação associada, formada por 11 atividades que acontecem por toda a cidade. A grade completa pode ser conferida no Portal Belo Horizonte. 

Os projetos foram selecionados a partir do "Edital de Patrocínio Belo Horizonte - Cidade dos Eventos", lançado pela Belotur em julho de 2023. O intuito é promover a capital como destino turístico de experiência e incentivar a realização de eventos na cidade. “A nossa ideia foi abraçar os eventos que estão acontecendo na cidade no mesmo período da Bienal da Gastronomia e compartilham a nossa paixão pela culinária, fazendo com que a programação alcance outros públicos e espaços. Estamos todos juntos trabalhando para fortalecer Belo Horizonte como um dos principais polos turísticos gastronômicos da América do Sul”, afirma Gilberto Castro, presidente da Belotur.  

A primeira atividade da programação associada é a roda de conversa online “Pesquisas, Indicadores e Estudos da Gastronomia no Turismo”, promovida pela Rede Brasileira de Observatórios de Turismo dia 19, às 14h. A transmissão seguirá disponível no canal da rede. No sábado (21), das 11h às 19h, será realizado o evento Comida no Prado, com uma edição especial em comemoração aos 40 anos do Bar do Bigode. A Rua Esmeralda, no bairro Prado, receberá apresentações musicais, espaço kids, estandes de moda autoral e muita gastronomia.

A semana seguinte começa com o seminário "Café com Prosa: Promoção e Salvaguarda da Cozinha Mineira". Nos dias 24 e 25 de outubro, o auditório da UNA - Campus Aimorés reunirá cozinheiros, quitandeiros, chefs, doceiros, entidades, gestores municipais e pesquisadores interessados na cultura alimentar em Minas Gerais. Também no dia 24 termina a votação do Prêmio Cumbucca de Gastronomia, iniciativa que tem como proposta a realização de um amplo levantamento do cenário gastronômico local. A votação das 50 categorias é dividida entre jurados e público em geral e pode ser realizada pelo site do evento.

A programação segue agitada no fim de semana. De sexta-feira (27) a domingo (29), o “Matula Film Festival - Cinema e Comida” celebra a cultura alimentar ancestral brasileira, unindo cinema e comida e aproximando o público dos realizadores. A programação conta com palestras, debates, oficinas, experiência turística e circuito gastronômico, além da participação de representantes dos municípios de Rouen, na França, e Mérida, no México, destinos que também são reconhecidos pela Unesco como ‘Cidade Criativa da Gastronomia’,. No sábado (28), o premiado restaurante Pacato, do chef Caio Soter, promove um jantar em comemoração aos seus dois anos. O convidado da noite é o chef Rodrigo Oliveira, do restaurante de comida sertaneja Mocotó, em São Paulo. Rodrigo é um dos principais embaixadores da cozinha brasileira dentro e fora do Brasil, é jurado do MasterChef Brasil e criador do dadinho de tapioca. 

De 31 de outubro a 30 de novembro será realizado o festival gastronômico BOTECAR, última atividade da programação associada da Bienal de Gastronomia de Belo Horizonte. Nesta edição, participam 36 bares da capital mineira, de todas as regionais.O objetivo é valorizar a culinária de boteco de raiz, reforçar a identidade da cidade como a capital nacional dos botecos e homenagear a riqueza e a diversidade da culinária tradicional.

Bienal da Gastronomia de Belo Horizonte

A 1ª edição da Bienal da Gastronomia de Belo Horizonte chega para consolidar a capital mineira como um polo turístico gastronômico, fortalecer as relações institucionais e possibilitar o cumprimento de diversos compromissos pactuados junto à Unesco, a partir da conquista da designação como Cidade Criativa da Gastronomia. O evento é uma realização da Prefeitura de Belo Horizonte, por meio da Belotur, com parceria institucional do Sebrae-MG, Prepara Gastronomia, Check-In Minas Turismo e CDL-BH; apoio cultural e educacional do Sesc e do Senac em Minas; parceria educacional com as faculdades Arnaldo, Estácio de Sá, Promove, SENAC e Una; apoio da Frente da Gastronomia Mineira e Abrasel e hotel parceiro  Novotel.