Pular para o conteúdo principal

Último final de semana do Carnaval terá cortejos de 32 blocos pela cidade
Rapha Garcia/Acervo Belotur

Último final de semana do Carnaval terá cortejos de 32 blocos pela cidade

criado em - atualizado em

O período oficial do Carnaval de Belo Horizonte em 2026 se encerra neste domingo (22) e o último final de semana da folia terá 32 blocos desfilando em diferentes regiões da cidade, que se consolida como um dos principais destinos carnavalescos do país. A programação completa está disponível no Portal Belo Horizonte.

 

Nesta sexta-feira (20) haverá o desfile do bloco Coisas de Rita, que faz nas ruas da capital uma homenagem à cantora Rita Lee. O desfile acontece no Bairro Funcionários, com concentração na Bernardo Monteiro, 1.477, a partir das 19h.

 

O sábado (21) começa com o bloco ZiriGGYdum Stardust, com clássicos de David Bowie em uma roupagem de Carnaval. O grupo ainda presta homenagens a outros grandes artistas, como Gal Costa, Rita Lee, Prince e Freddie Mercury. A concentração será na Rua Itajubá, 268, no Bairro Floresta, às 9h.

 

Ainda no sábado, às 13h, o bloco MineiraSystem vai homenagear a banda BaianaSystem com repertório de sucessos do grupo de Salvador. A concentração acontece na Rua do Furquim, 244, Bairro Pompéia.  Às 14h, na Avenida Afonso Pena, 1.500, será realizado o cortejo do bloco do DJ Pedro Sampaio, levando às ruas do Hipercentro seus principais sucessos.

 

Fechando o Carnaval, o domingo vai contar com diversas atrações para os foliões. O cortejo do bloco Filhas de Clara vai homenagear a sambista Clara Nunes. O desfile, composto somente por mulheres na banda, será liderado pela cantora Aline Calixto e sairá da Avenida Clara Nunes, no Bairro Renascença, 160, a partir de 13h30.

 

O bloco Beleza Rara, com a Banda Eva, vai se apresentar no Centro da capital a partir das 15h. Trazendo seus grandes sucessos do Axé Music, o grupo baiano vai se concentrar na Avenida dos Andradas, próximo à Praça da Estação.

 

“O Carnaval de Belo Horizonte alcançou nesta edição um novo patamar. Batemos recordes de público e de visitantes, ampliamos a percepção de segurança com um modelo colaborativo que integrou diversos órgãos e garantiu uma festa organizada e planejada, e levamos uma programação descentralizada a todas as regiões da cidade, contemplando diferentes estilos e públicos. Neste final de semana, mais 32 blocos vão às ruas para manter a energia da folia, com grandes nomes do cenário nacional ao lado das tradicionais atrações locais”, destaca o presidente da Belotur, Eduardo Cruvinel.

 

Trabalho integrado

 

Os órgãos municipais continuarão atuando de forma integrada neste último final de semana de festa. O acompanhamento dos eventos do Carnaval será feito pelo Centro Integrado de Operações de Belo Horizonte (COP-BH), de forma ininterrupta. Equipes de plantão vão garantir o monitoramento por meio das mais de 5 mil câmeras espalhadas pela cidade.