Pular para o conteúdo principal

Escola municipal volta às aulas com ações ambientais

criado em - atualizado em
Despertar a curiosidade e o interesse das crianças acerca dos animais, plantas, as relações com o outro, família e comunidade e ensinar a respeitar e preservar o meio-ambiente, tudo de uma forma lúdica e divertida. Esta foi a maneira encontrada para trabalhar, neste início de ano letivo, questões da biodiversidade e sustentabilidade com os alunos da Unidade Municipal de Educação Infantil – UMEI Pindorama, localizada na Regional Noroeste.


Com o tema “Por um mundo melhor!”, a UMEI realiza atividades de conscientização, em que as crianças são incentivadas a cuidar do espaço onde convivem de maneira divertida e prazerosa. O primeiro passo dessa grande aventura foi a realização de pinturas personalizadas em sacolas ecobag, fornecidas pela Secretaria Municipal de Educação (SMED). Estas sacolas, guardam os materiais escolares utilizados durante as atividades em sala de aula e são compartilhadas por até dois alunos. As crianças pintaram com tinta de tecido suas sacolas que serão usadas durante todo o ano para atividades do projeto e literárias.


Segundo a vice-diretora Wanessa Vieira, a iniciativa chama a atenção para a preservação do planeta, enquanto trabalha a criatividade das crianças. “É importante trazer projetos de sustentabilidade para a escola infantil, pois assim ensinamos desde cedo que a criança deve ter cuidado com o ambiente em que vive. A ecobag fornecida pela PBH é um meio sustentável de economia e, além disso, incentivar os alunos a pintar e customizar faz parte da educação infantil”, salienta. Ainda de acordo com Wanessa, outros projetos estão em andamento na UMEI como o planejamento de uma horta.


Pais e familiares dos alunos já começam a perceber a mudança de comportamento em casa. “É muito bom que a escola realize projetos diversos com os alunos, voltados para cidadania, arte e cultura. É importante também que os pais estejam engajados com as diretrizes da escola, pois cria uma experiência ainda melhor para a criança”, disse Luciana Silva, mãe de Amanda Silva, aluna da UMEI. “Gostei muito de pintar minha bolsa, adoro brincar com tintas! ”, disse Ana Olívia, com 5 anos, se divertindo enquanto aprendia.
  


Por um mundo melhor

Com o objetivo de educar para transformar, o Projeto da UMEI Pindorama busca desenvolver nas crianças atitudes positivas no dia a dia para um mundo melhor, através de uma nova interpretação de suas realidades. É desenvolvido pensando nas diferentes linguagens e áreas de trabalho para que, de forma abrangente, seja possível agregar cada vez mais atividades para a instituição. Todas as turmas já estão envolvidas, desde o ano de 2017, em atividades pertinentes ao projeto “Leituras em Conexão” da Secretaria Municipal de Educação que terá continuidade em 2018.