Pular para o conteúdo principal

Escolas municipais são premiadas por capacitação de educadores e vão receber kits tecnológicos
Divulgação/PBH

Escolas municipais são premiadas por capacitação de educadores e vão receber kits tecnológicos

criado em - atualizado em

As escolas municipais José Maria Alkmin e Professor Tabajara Pedroso (na Regional Venda Nova), Professor Edson Pisani (Centro-Sul) e Sebastiana Novais (Norte), que participaram da formação de educadores da “Liga Steam”, foram selecionadas para receber kits com itens de tecnologia. A Steam valoriza a contribuição coletiva em sala de aula e a aplicação de conhecimentos de ciência, tecnologia, engenharia, artes e matemática. Cada escola poderá escolher o kit que mais se alinha aos seus objetivos e práticas pedagógicas.

O kit 1 contém um notebook, uma impressora 3D e 16 quilos de filamentos para impressão. O kit 2 oferece um Kit Lego EV3 com 541 peças. A iniciativa, promovida pela Fundação ArcelorMittal em colaboração com outras empresas, visa conectar parceiros e somar forças para o investimento em educação no Brasil. O acordo de cooperação sem fins lucrativos entre a Fundação e a Prefeitura foi celebrado em 2024, consagrando Belo Horizonte como a primeira capital brasileira a aderir ao programa.

A capacitação dos servidores das quatro escolas da Rede Municipal de Educação ocorreu entre março e junho, com 50 horas de carga horária em ambiente virtual do programa Formação de Educadores Steam, lançado em fevereiro. A ação capacitou mais de mil educadores em Belo Horizonte.

A Steam fomenta o conhecimento por meio de metodologias ativas, como o desenvolvimento de projetos para o enfrentamento e a resolução de questões sociais, econômicas ou climáticas. O critério de avaliação envolveu a quantidade de professores que concluíram a capacitação por escola, verificada por meio do envio da atividade do módulo 5 e da emissão do certificado da etapa 1 ou 2, emitidos até 23 de junho, uma semana antes do término da formação.

Alzilene Quirino, diretora da Escola Municipal Professor Tabajara Pedroso, comemora o reconhecimento da instituição pela pela Liga Steam. “Iniciativas como essa fortalecem a atuação docente e despertam nos estudantes o pensamento crítico, a inovação e o protagonismo, contribuindo para uma educação mais conectada aos desafios contemporâneos”.

O Núcleo EaD, um dos componentes do Centro de Aperfeiçoamento dos Profissionais da Educação (Cape) da Secretaria Municipal de Educação foi o responsável pela organização do plano de trabalho, elaborado em parceria com as gerências dos Anos Iniciais e dos Anos Finais. O plano incluiu o evento de lançamento da formação, a disponibilização do curso em ambiente virtual, o suporte técnico aos cursistas, a organização das oficinas presenciais e a articulação direta com os parceiros envolvidos.