Pular para o conteúdo principal

Escola municipal de BH realiza Carnadengue para conscientização contra a doença
Foto: Marcelo Ernesto/PBH

Escola municipal de BH realiza Carnadengue para conscientização contra a doença

criado em - atualizado em

Cerca de 400 alunos da Escola Municipal Dulce Maria Homem, no bairro Miramar, no Barreiro, uniram conscientização contra a dengue e folia nesta sexta-feira (9). O bloco “Carnadengue. Todos Contra a Dengue” desfilou pelas ruas do entorno da unidade de ensino espalhando alegria e chamando a atenção de todos sobre a importância dos cuidados para evitar a proliferação e prevenção ao Aedes aegypti. Nesta semana, devido ao aumento do número de casos confirmados e em investigação em Belo Horizonte, a capital entrou em um cenário de epidemia da doença.

 

Desde que as aulas voltaram os professores da escola começaram o trabalho com os estudantes. Foram feitas atividades com informações sobre a doença e a maneira de cada contribuir para controlar a epidemia. O material foi encaminhado para a casa dos estudantes, além de um trabalho de conscientização dos vizinhos, com entrega de panfletos sobre a doença e os cuidados para evitar a contaminação.

 

O Carnadengue é uma das ações programadas pela escola para tratar de forma divertida a necessidade de todos ficarem atentos à epidemia. “Isso reflete muito na comunidade, mobiliza. A gente percebe que todos ficam mais envolvidos. Observamos que isso gera uma mudança de comportamento dos alunos, que ficam atentos sobre objetos que podem acumular água, tanto aqui na escola como em casa”, contou a diretora da escola, Patrícia Sabina. O desfile foi realizado no turno da manhã com os estudantes do 6º ao 9º ano e à tarde foi a vez dos anos iniciais com os pequenos até o 5° ano do ensino fundamental.

 

A Secretaria Municipal de Educação atua em conjunto com a Secretaria Municipal de Saúde par levar orientações aos alunos de escolas municipais da capital para que eles atuem como multiplicadores das informações, por meio do projeto EducaZoo. A abordagem a esses assuntos é realizada de forma divertida e descontraída, com jogos de trilha do saber e memória, dominós, cruzadinhas e caça-palavras. Também são feitas ainda apresentações do grupo Mobiliza SUS.