12 Maio 2023 -
Museus e Centros de Referência públicos municipais geridos pela Prefeitura de Belo Horizonte participam da 21ª Semana Nacional de Museus, que será realizada entre os dias 15 e 21 de maio de 2023. Promovido pelo Instituto Brasileiro de Museus – IBRAM, com diversas atividades em museus de todo o país, o evento tem como temática "Museus, sustentabilidade e bem-estar". Em Belo Horizonte, a programação será totalmente gratuita e vai contar com inauguração de exposições, apresentações artísticas, rodas de conversa, sarau, entre outras atrações. A programação pode ser consultada no Portal Belo Horizonte.
A Semana Nacional de Museus é uma das ações da Política Nacional de Museus do Instituto Brasileiro de Museus - Ibram, construída e proposta de forma articulada com o setor museal brasileiro, com o objetivo de mobilizar os museus de todo o país em torno de uma agenda. A escolha do tema, definida anualmente pelo Conselho Internacional de Museus – ICOM para o Dia Internacional dos Museus, celebrado em 18 de maio, tem como objetivo destacar a importância dos museus como espaços que promovem o bem-estar e a sustentabilidade e apoiar três dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Organização das Nações Unidas (ONU): Saúde e Bem-Estar Global, Ação Climática e Vida na Terra.
Para Eliane Parreiras, secretária Municipal de Cultura, "a participação dos museus municipais nessa ação nacional conjunta tão importante expressa o compromisso da Prefeitura de Belo Horizonte com uma política cultural democrática e plural que tem na memória e na história da cidade, do estado e do país um de seus pilares fundamentais".
Luciana Féres, presidente da Fundação Municipal de Cultura, complementa, registrando que “a população terá mais uma oportunidade de conhecer, presencialmente, diversas exposições, atividades e todo o rico acervo dos museus da cidade e, assim, vivenciar toda uma valiosa e diversa produção museológica desenvolvida e gerida por nossas equipes. Entre os destaques da programação temos atividades que integram a celebração dos 80 anos do Conjunto Moderno da Pampulha e a importância dessa paisagem cultural em nossa cidade”.
21ª Semana Nacional de Museus
A Prefeitura de Belo Horizonte oferece uma programação variada nos equipamentos culturais públicos municipais, como inauguração de exposições, exibição de filmes, rodas de conversas, apresentações musicais, sarau, entre outras atrações. Entre os espaços estão: Museu da Imagem e do Som de Belo Horizonte, Museu Histórico Abílio Barreto, Centro de Referência da Cultura Popular e Tradicional Lagoa do Nado, Museu da Moda, Museu de Arte da Pampulha, Museu Casa Kubitschek e Casa do Baile - Centro de Referência de Arquitetura, Urbanismo e Design.
Museu da Imagem e do Som de Belo Horizonte (MIS BH): dia 18, às 19h, “Cinema do Quintal”. Será projetado no quintal do MIS BH uma compilação de filmes e registros em movimento que retratam os 80 anos do Conjunto Moderno da Pampulha. Os filmes integram o acervo do Museu da Imagem e do Som de Belo Horizonte.
Museu Histórico Abílio Barreto (MHAB): dia 16, às 14h, Roda de Conversa “O têxtil como suporte de arte”, com a Professora Soraya Copolla - EBA/UFMG. A atividade é voltada para pessoas interessadas no tema de conservação têxtil e a inscrição pode ser feita pelo e-mail mhab.fmc@pbh.gov.br. No dia 19, o MHAB realiza a inauguração da mostra “Peça em destaque”, com acervo da fotógrafa Mana Coelho, destacando sequência de fotografias que retratam a questão das chuvas em Belo Horizonte no final da década de 1970 e início da década de 1980. A mostra fica disponível para visitação de quarta a domingo, das 10h às 18h.
Centro de Referência da Cultura Popular e Tradicional Lagoa do Nado (CRCP): Série de atividades especiais para a Semana Nacional dos Museus, realizadas pela Prefeitura em parceria com a OSC Ouro Negro. Além da exposição “Maracatu Chico Rei: elo entre o erudito e o popular por meio da música”, em cartaz de terça a domingo, das 9h às 16h30, a programação do equipamento cultural conta com diversas apresentações artísticas:
Sarau da Resistência – Raízes Mineiras da Bossa Nova, dia 16, às 19h, tem como convidado Wander Conceição, e mostrará a influência da cultura mineira, cultura popular e musicalidade negra neste gênero musical.
Conversa ao Pé do Fogão, dia 17, das 14h às 17h. O projeto tem como convidados membros do Conjunto de Samba de Roda “Herança Ancestral” e o “Clã das Sambadeiras de Minas”, para uma Roda e Conversa em diálogo com a temática da Semana Nacional dos Museus. Esses grupos buscam o bem-estar coletivo, por meio de pesquisas e práticas que preservam as ancestralidades indígenas e negras, tendo como referência a dança e a música, valorizando, ainda, a energia sagrada feminina.
Festejos da Lagoa, dia 21, das 9h às 16h30. O projeto propõe refletir sobre a importância dos museus na promoção da saúde mental, educação ambiental e inclusão social. Na programação estão o "Sarau do Desjejum", espaço para apresentações de músicas autorais e MPB, leitura de poemas e intervenções teatrais; a "Roda de Capoeira no CRCP: Grupo Esporão", que tem a proposta de levar a capoeira para praças e parques de BH sob a coordenação do Professor Peninha; a apresentação do Grêmio Recreativo Escola de Samba Acadêmicos de Venda Nova. Vencedora do Carnaval de Belo Horizonte em 2023, a escola de samba traz a temática: “África – Mãe Ancestral dos Impérios Gloriosos”. Outra atração será a exposição “Vestuários e Acessórios Afro-brasileiros”, com as grifes de moda afro, Africa Brazil Accessory e Maria Bonita Magia.
Museu da Moda (MUMO): em diálogo com a temática da Semana Nacional de Museus, contará com várias atividades voltadas para a Moda Sustentável:
Conhecer para Valorizar: a Conservação Têxtil, dia 15, às 19h. Apresentações e discussões sobre Conservação Têxtil, conduzidas pela Prof. Dra. Soraya Coppola, da Escola de Belas Artes da UFMG, em diálogo com os alunos do curso de Design de Moda.
Feito a mão e com o coração: o nascer sustentável de uma roupa, dia 17, às 19h, Roda de conversa com as professoras Elisa Sayuri, Lara Rogedo e Carolina Franco, 4ª geração do Corte Centesimal. A roda de conversa vai abordar a importância da moda sustentável e o pensamento de responsabilidade social e ambiental, valorizando não só os processos de construção do vestuário, mas o entendimento de toda a cadeia têxtil.
Concerto Madrigal Renascentista, dia 18, às 19h, Canto Coral à Capela.
Desfilando a Pampulha, dia 19, às 19h. Desfile de moda 60+. Inspirada nos 80 anos do Conjunto Moderno da Pampulha, Patrimônio Cultural Mundial, a artista e designer de moda Letícia Arrighi desafiou suas alunas do curso de Artes da turma 60+ do SESC MG, a desenvolverem e desfilarem uma coleção conceitual. As roupas foram criadas através da ressignificação de peças garimpadas em brechós e do reaproveitamento têxtil, realizado com a confecção de fuxicos, elementos recorrentes nas obras da artista.
80 ANOS DA CONJUNTO MODERNO DA PAMPULHA - Entre os destaques da programação dos Museus municipais está a programação especial de celebração dos 80 anos do Conjunto Moderno da Pampulha, que neste ano também comemora 7 anos do título de Patrimônio Cultural Mundial pela Unesco. O projeto Museus Pampulha, realizado pela Prefeitura de Belo Horizonte, em parceria com o Instituto Lumiar, realiza uma série de atividades especiais no Museu de Arte da Pampulha, Museu Casa Kubitschek e Casa do Baile - Centro de Referência de Arquitetura, Urbanismo e Design.
Casa do Baile - Centro de Referência de Arquitetura, Urbanismo e Design: dia 17 de maio, Início da visitação à exposição "Lugar imaginado, lugar vivido: 80 anos da Casa do Baile". A mostra celebra os 80 anos da Casa do Baile, os 20 anos do Centro de Referência de Arquitetura, Urbanismo e Design e os 80 anos do Conjunto Moderno da Pampulha. Com curadoria de Guilherme Wisnik e Marina Frúgoli, a exposição apresenta, por meio de um vídeo, uma cronologia visual da história da Casa, mostrando sua trajetória até se consolidar como espaço museal. Integra a exposição a instalação de obras de artistas contemporâneos que dialogam com a própria arquitetura do espaço e da paisagem da Lagoa da Pampulha. A ação educativa apresenta um dispositivo acessível para pessoas com deficiência visual, com pranchas táteis com croquis de diferentes fases da história da Casa.
Museu Casa Kubitschek: dia 20 de maio,às 10h. Inauguração de um novo módulo na exposição Trama: processos educativos na Pampulha, atualmente em cartaz. Denominado "Pampulha 80 anos: múltiplos olhares", o novo módulo celebra os 80 anos do Conjunto Moderno da Pampulha, entrelaçando um inventário afetivo do território com o trabalho das bordadeiras participantes do projeto “Bordando Memórias”. Este inventário, constituído de 40 verbetes, foi criado pelo Museu Casa Kubitschek em colaboração com moradores, trabalhadores e frequentadores da Pampulha, constituindo a base para a imersão das bordadeiras, que recriaram a paisagem cultural da Pampulha, revelando detalhes do Conjunto Moderno e seu território ampliado.
Museu de Arte da Pampulha (MAP): dia 20 de maio, às 15h, realiza o projeto "Visita mediada aos jardins do Museu de Arte da Pampulha", que vai percorrer os jardins de Burle Marx, explorando suas características artísticas, históricas e botânicas, além da leitura das obras de arte que se encontram integradas aos projetos paisagísticos. A mediação será feita pela equipe educativa do Museu.
21ª Semana Nacional de Museus
De 15 a 21 de maio
Entrada gratuita
Programação completa disponível em: Portal Belo Horizonte
Museu da Imagem e do Som de Belo Horizonte (Av. Álvares Cabral, 560, Bairro Lourdes)
Museu Histórico Abílio Barreto (Avenida Prudente de Morais, 202, Cidade Jardim)
Centro de Referência da Cultura Popular e Tradicional Lagoa do Nado (R. Min. Hermenegildo de Barros, 904 - Itapoã, Belo Horizonte)
Museu da Moda (R. da Bahia, 1149 - Centro)
Casa do Baile - Centro de Referência de Arquitetura, Urbanismo e Design (Av. Otacílio Negrão de Lima, 751 - Pampulha)
Museu Casa Kubitschek (Av. Otacílio Negrão de Lima, 4188 - Bandeirantes - Pampulha)
Museu de Arte da Pampulha (Av. Otacílio Negrão de Lima, 16585 - Pampulha)