Pular para o conteúdo principal

#paratodosverem: Crianças sentadas, em biblioteca escolar, mostram certificados de diferentes cores enquanto sorriem ao redor de mesas com livros e atividades. Ao fundo, há estantes com livros e uma educadora acompanha o grupo.
Acervo Escola Municipal Desembargador Loreto / Kênia Amaral

EMEF dedica mês de abril à leitura coletiva

criado em - atualizado em

Em comemoração ao Dia da Biblioteca, ao Dia do Livro Infantil e ao Dia dos Povos Indígenas, durante o mês de abril, os estudantes da Escola Municipal Desembargador Loreto, da regional Norte, foram convidados a momentos de leituras coletivas em sala de aula.

 

A ação foi desenvolvida ao longo de uma semana e reuniu alunos e professores de diferentes turmas, com atividades organizadas pela biblioteca escolar. O objetivo era promover o incentivo ao hábito de ler, à cultura e ao conhecimento, valorizando importantes datas do mês de abril.

 

As leituras temáticas foram misturadas a brincadeiras como o Bingo Literário e a Caça Literária, que proporcionaram momentos de diversão, aprendizado e integração entre os alunos. Ao final da dinâmica, a participação e o engajamento das crianças foram reconhecidos por meio da entrega de certificados.

 

O projeto foi desenvolvido inicialmente em 2024 pela bibliotecária Kênia Amaral e, desde então, tornou-se uma marca registrada da escola durante o mês, sendo incorporado ao calendário de atividades pedagógicas.

 

De acordo com ela, as atividades em grupo são essenciais para o fortalecimento da convivência entre os estudantes. “Incentivam o respeito, o diálogo e a cooperação. Quando essas práticas envolvem a escola, a biblioteca e a literatura, o aprendizado se torna mais significativo e prazeroso”.