12 Maio 2025 -
A Prefeitura de Belo Horizonte imunizou 59.517 pessoas durante o Dia D de vacinação contra a gripe, realizado no último sábado (10). A mobilização contou com diversas ações em toda a cidade, incluindo o Parque Municipal Américo Renné Giannetti, onde foram aplicadas 1.408 doses. O local também ofereceu exercícios para a promoção da saúde e atividades de lazer voltadas para crianças, adultos e idosos.
Para ampliar o acesso da população, os 153 centros de saúde da capital, o Serviço de Atenção à Saúde do Viajante e pontos extras de vacinação permaneceram abertos ao longo do dia. Só na Regional Barreiro mais de 8 mil pessoas foram imunizadas.
Com a grande mobilização, os índices de cobertura vacinal para os grupos prioritários definidos pelo Ministério da Saúde começaram a melhorar na capital.
O percentual de crianças de 6 meses a 5 anos, 11 meses e 29 dias, subiu de 12,3% para 17,8%. Já a cobertura dos idosos com 60 anos ou mais saltou de 35,5% para 42,1%. As gestantes, que tinham alcançado 20% cobertura, agora somam 21,5%. O índice geral passou de 29,7% para 35,9%. A meta é 90%.
“Foi um dia de muito trabalho em que a população atendeu ao nosso chamado. Mas ainda precisamos e devemos melhorar os nossos índices. Temos observado um aumento nas internações de crianças menores de um ano e idosos devido às doenças respiratórias. Por isso, a vacina contra a gripe continua à disposição da população em todos os 153 centros de saúde, no Serviço de Atenção ao Viajante e nos postos extras”, alertou a subsecretária de Promoção e Vigilância à Saúde, Thaysa Drummond.
Campanha segue em andamento
Todas as pessoas acima de 6 meses de idade ainda podem receber a dose. Para isso, basta apresentar o documento de identificação com foto, o CPF e o cartão de vacina. O endereço de todos os locais pode ser verificado no portal da Prefeitura.