Pular para o conteúdo principal

Em reunião extraordinária, COMAM aborda a preservação da Serra do Curral
Foto: Adão de Souza/PBH

Em reunião extraordinária, COMAM aborda a preservação da Serra do Curral

criado em - atualizado em

Na tarde desta quinta-feira (9), o Conselho Municipal do Meio Ambiente (COMAM) realizou reunião extraordinária, como encerramento da Semana do Meio Ambiente. O COMAM é o órgão colegiado – com ações normativas e deliberativas – responsável pela formulação das diretrizes da Política Municipal de Meio Ambiente em Belo Horizonte.

 

Dentre os assuntos da pauta da reunião extraordinária, os conselheiros abordaram as políticas públicas do município, os projetos da Secretaria Municipal de Meio Ambiente (SMMA), como Biofábrica de Joaninhas, os estudos técnicos sobre recursos hídricos, riquezas bióticas, fauna e flora, além da mudança climática e a necessidade de redução da emissão de CO² e o consumo de combustíveis fósseis.

 

A reunião extraordinária contou com as presenças do secretário municipal de Meio Ambiente e presidente do COMAM, Mário Werneck; do secretário adjunto Guilherme Pimenta; do presidente da Fundação de Parques Municipais e Zoobotânica, Sérgio Augusto Domingues; além de conselheiros, servidores municipais, representantes do legislativo, da imprensa e da sociedade civil. O coral da Educação Ambiental da SMMA também marcou presença no evento.

 

Preservação da Serra do Curral

 

A biodiversidade da Serra do Curral e a necessidade de preservação do seu ecossistema foi um dos principais assuntos abordados durante a reunião.

 

A engenheira civil e sanitarista Ana Paula Vítor, representante do corpo técnico da SMMA, lembrou a oportunidade para a discussão sobre a preservação. “Esta é uma grande oportunidade que temos nesse momento é de nos apropriarmos dos nossos recursos hídricos, para que compreendamos o impacto que o meio ambiente sofre quando mexem no solo. Estamos sentados num reservatório: toda a estrutura que existe aqui está em cima de rios que abastecem uma cidade de 2,5 milhões de pessoas e possibilitam a sobrevivência dos ecossistemas que dependem dos mananciais subterrâneos”, afirmou.

 

A fauna e a flora da Serra do Curral foram destacadas pela técnica da SMMA, Daniely Deliberati. “A Serra do Curral abriga a transição entre cerrado e mata atlântica, bem como uma biodiversidade única e rica, classificada pela UNESCO como insubstituível. Ali existem desde áreas de solo extremamente raso, desenvolvidos sobre rochas ferruginosas, até áreas de solo mais profundos, com formação florestal, incapazes de serem compensadas e recuperadas em outros espaços”, disse.

 

O secretário Mário Werneck enfatizou que a Serra do Curral precisa ser uma pauta constante para o debate sobre as medidas de preservação e a multiplicação de práticas ecossustentáveis.

 

“O Dia Mundial do Meio Ambiente, celebrado em 5 de junho, existe para nos convidar ao exercício de olhar para dentro e entender que tudo o que nós somos só existe devido a toda a vida que há em volta. A Serra do Curral é um patrimônio de todos os belo-horizontinos e a Prefeitura, ciente disso, não tem medido esforços para protegê-la. Tudo que podia ser feito foi feito aqui, e nós, que trabalhamos com meio-ambiente, somos responsáveis por importantes estudos e discussões que levam à proteção da biodiversidade, à implantação de políticas públicas e à conscientização coletiva sobre práticas que garantirão a existência desses recursos para as gerações que vem aí”, concluiu.