7 November 2025 -
A XI Conferência Municipal de Educação será encerrada neste sábado (8) com a plenária final e eleição dos novos conselheiros de Educação de Belo Horizonte, representando variados segmentos da comunidade escolar. Promovido pela Secretaria Municipal de Educação (Smed), Conselho Municipal de Educação e Fórum Municipal Permanente de Educação no Hotel Ouro Minas, na região Nordeste, o evento define as diretrizes da educação municipal para os próximos dez anos.
A Conferência foi aberta nesta sexta-feira (7) com aula magna da coordenadora-geral de Educação Infantil do Ministério da Educação (MEC), professora Rita Coelho. Em seguida, iniciaram-se os eixos de debate. A secretária municipal de Educação, Natália Araújo, apontou os rumos do ensino na próxima década. "O plano anterior de Educação olhou para o acesso e a permanência. Agora, precisamos olhar para a equidade. A Educação é o caminho para a revolução social pela qual lutamos", afirmou.
Citando Paulo Freire, a presidente do Conselho Municipal de Educação, Valentina Morato Gonçalves, ressaltou a importância da Conferência como espaço de debate de "práticas coerentes com uma Educação de qualidade".
Desafios em pauta
Na aula magna, Rita Coelho promoveu uma reflexão sobre o mundo polarizado no qual o debate só é possível com postura ética e fraterna. Ressaltou, também, os desafios sem precedentes da atualidade, com conflitos mundiais, emergência da inteligência artificial, dentre outras questões.
Ela reforçou o valor das reuniões realizadas da conferência para debates de temas como educação infantil, inclusão e o curso superior em pedagogia, e apontou a relevância da eleição dos conselheiros municipais de Educação.
Também participaram da solenidade de abertura:
- Ciméria Magela Campos Machado, representantes dos alunos da Rede Municipal de Educação;
- Rafael Ramalho Silva Scalioni, representando os pais e responsáveis pelos estudantes da rede;
- Wandson Antônio Silva Mourão, representando o Movimento de Luta Pró-Creches;
- Carolina Pasqualini de Andrade, diretora do Sindicato dos Trabalhadores em Educação da Rede Pública Municipal de Belo Horizonte (Sind-Rede/BH);
- Shirlei Lopes da Silva, coordenadora do Fórum Municipal Permanente de Educação de Belo Horizonte;
- Valentina de Souza Paes Scott, presidente do Conselho Municipal de Educação de Belo Horizonte (CME-BH);
- Winder Almeida Souza, presidente do Sindicato das Escolas Particulares de Minas Gerais (Sinepe-MG);
- Valéria Morato Gonçalves, presidente do Sindicato dos Professores do Estado de Minas Gerais (Sinpro-MG);
- Talita Silva, representante do Sindicato Único dos Trabalhadores em Educação de Minas Gerais (Sind-UTE/MG).
