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Ações da BHTrans sobre Educação para a mobilidade da capital
Foto: Divulgação/ BHTrans

Educação para mobilidade atendeu mais de 23 mil pessoas em 2022

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Mais um ano em que a Educação para o Trânsito foi um assunto prioritário para a Prefeitura de Belo Horizonte. As equipes da BHTrans Educa realizaram mais de 636 campanhas e ações educativas, dentre blitzes com motociclistas, orientações aos pedestres, palestras em escolas e empresas, entre outros. Ao todo foram mais de 23 mil pessoas atendidas pelas ações educativas.

 

De acordo com a gerente de educação para mobilidade da BHTrans, Maria Augusta Gatti, os bons números do ano de 2022 mostram o empenho diário das equipes para promover o debate com a sociedade sobre trânsito, transporte, segurança, mobilidade sustentável, andar à pé, andar de bicicleta, tudo que tange o ir e vir das pessoas pelas cidade. “Tivemos êxito nos desafios do ano anterior, mas ainda há muito trabalho a fazer em 2023. Cada nova criança, novo jovem ou mais uma escola que surge, são novas oportunidades para debater e sensibilizar que a cidade é para todos, portanto, ande seguro.”

 

Mais de 4.830 crianças, um dos públicos principais das ações educativas,  foram visitadas pelas equipes do projeto Noções de Mobilidade e Trânsito para a Educação Infantil. Eles levam ações divertidas e mostram que o trânsito também é assunto dos pequenos. As abordagens também são direcionadas para os pais dos alunos. As crianças passam a ser multiplicadores dos conceitos de trânsito e também cobram esses comportamentos dos adultos.

 

O Circo Transitando Legal recebeu 1.323 alunos do Ensino Fundamental. As crianças assistiram encantadas aos espetáculos teatrais e puderam vivenciar comportamentos seguros e solidários no trânsito. O trabalho é desenvolvido por uma equipe multidisciplinar, que inclui profissionais das arte, educadores e agentes de trânsito.

 

Para o ensino médio, o programa O Jovem e a Mobilidade levou a 7.552 jovens e futuros candidatos à carteira nacional de habilitação palestras, debates e filmes refletindo sobre a responsabilidade de cada um na construção de uma cidade mais humana, sustentável e com um trânsito mais seguro. Já a Caravana Ande Prevenido, que atende jovens de 13 e 14 anos do Ensino Fundamental levou esquetes teatrais e debate a 4.893 adolescentes.
 

Em 2022, os estudantes do Ensino Médio participaram da sétima edição do Concurso de Vídeos, cujo tema esse ano foi: O trânsito e o valor da vida. O objetivo é refletir sobre seu comportamento no trânsito da cidade e sua relação com a qualidade de vida, contribuindo para a adoção de hábitos mais seguros e, assim, reduzindo o número de acidentes. Os vídeos classificados para a grande final podem ser conferidos no YouTube oficial BHTrans e o vencedores, que vão ganhar até R$ 3 mil, serão conhecidos em fevereiro.
 

Para além das crianças e jovens, a BHTrans Educa realizou palestras em empresas atendendo mais de 1.500 pessoas sobre direção preventiva, gentileza no trânsito, mobilidade sustentável e segurança viária. Também foram realizadas diversas campanhas educativas, de conscientização e sensibilização para um trânsito mais humano e seguro, entre blitzes nas ruas, campanhas para motociclistas, pedestres e na porta de escolas. Outra ação importante é a orientação de instrutores sobre a mobilidade para pessoas idosas. O Programa Mobilidade Segura para Idosos leva arte e informação por meio de palestras e teatro nos Centros de Referência de Assistência Social (CRAS).

 

Maio Amarelo e Semana do Trânsito

Após dois anos em que as ações do Maio Amarelo e da Semana Nacional do Trânsito, iniciativas para debater e conscientizar a população sobre o alto índice de mortes e feridos no trânsito, ficaram dedicadas à internet, a BHTrans, com apoio do Observatório Nacional de Segurança Viária, voltou a fazer ações durante todo o mês de maio e em uma semana de setembro, em escolas, empresas, praças e ruas conscientizando e conversando com a população sobre segurança viária e a participação de todos para salvar vidas. Na Semana Nacional também foi realizada  uma campanha para os motociclistas sobre "ponto cego".