Pular para o conteúdo principal

Educação no trânsito é destaque na 3ª semana do Maio Amarelo da PBH
Foto: Divulgação/PBH

Educação no trânsito é destaque na 3ª semana do Maio Amarelo da PBH

criado em - atualizado em

Ensinar sobre as regras de convivência nas ruas é essencial para formar cidadãos mais conscientes e reduzir os altos índices de sinistros. A educação no trânsito deve ser contínua e adaptada a cada fase da vida — desde as crianças em idade escolar, passando pelos idosos, que enfrentam desafios específicos de mobilidade, até os motoristas profissionais, que têm grande responsabilidade nas vias urbanas e rodoviárias.

A Prefeitura de Belo Horizonte, por meio da Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana (SMMUR), Superintendência de Mobilidade Urbana (Sumob) e BHTrans, aposta em intervenções sobre a educação no trânsito, para marcar as comemorações da terceira semana do Maio Amarelo.

Entre 19 e 23 de maio, diversas ações educativas acontecerão em escolas, empresas e centros comunitários, promovendo a conscientização e o respeito no trânsito de forma lúdica, informativa e inclusiva.

Crianças e adolescentes: formação de futuros condutores e pedestres conscientes

A semana começa com atividades em escolas. Os pequenos da Educação Infantil da EMEI Ipiranga participam de uma campanha lúdica com atores e agentes educativos no dia 20, que leva orientações básicas sobre travessia segura e atenção nas vias — um passo essencial para formar cidadãos responsáveis desde cedo. Na mesma data, alunos do ensino médio das escolas E. E. Cândido Portinari, E. E. Deputado Manoel Costa, E. E. Cristiano Machado, CEFET e o Colégio Elite Floresta participam do programa “O Jovem e a Mobilidade”, com encontros, palestras, debates, exibição de filmes e do Concurso de Vídeos “O Trânsito e o Valor da Vida”.  A “Caravana Ande Prevenido”, se apresentará para alunos da E. E. Cândido Portinari. O projeto inclui uma apresentação teatral divertida e educativa, que trabalha temas como respeito, responsabilidade e segurança no trânsito de forma leve e dinâmica.

Idosos: foco na mobilidade segura e na valorização da autonomia

No dia 21, o CRAS São José recebe a ação “Mobilidade Segura para Idosos”, com uma abordagem humanizada e teatral para dialogar sobre os cuidados no trânsito, respeitando as limitações e potencialidades da terceira idade. A programação continua no dia 22 com intervenções nos CRAS Santa Rosa e Vila CEMIG, reforçando a importância da acessibilidade e do respeito aos mais velhos no espaço público.

Pedestres: atenção à travessia e à sinalização

Na quinta-feira (22), às 10h, uma campanha educativa será realizada no cruzamento da Av. Antônio Eustáquio Piazza com a Rua Nélio Cerqueira, com ativação de semáforo, presença de atores e distribuição de orientações. A iniciativa busca conscientizar pedestres e condutores sobre o respeito à sinalização, o uso das faixas e a importância de reduzir a velocidade em áreas de travessia.

Motoristas profissionais: responsabilidade e prevenção no dia a dia

Palestras com o tema “Mobilidade, Segurança e Cidadania” serão ministradas para trabalhadores de empresas como Coca-Cola, Verzani e Sandrini, MIP Construções, VMA, EMIVE e Telemont. A ação destaca a relevância da direção defensiva, do cuidado com pedestres e motociclistas e da prevenção de sinistros como parte da rotina de quem está diariamente ao volante.

Para motociclistas, haverá ainda a palestra “Motopilotagem Preventiva”, nos dias 22 e 23, na empresa EMIVE — uma atividade voltada especialmente para esse grupo que lidera os índices de envolvimento em acidentes de trânsito.

Todos os detalhes estão sendo divulgados pelo portal da PBH ao longo de cada semana.

Sobre os projetos educativos da PBH

A Prefeitura, por meio da BHTrans, desenvolve diversos projetos educativos por meio do programa permanente BHTrans Educa. Essas iniciativas visam promover a segurança viária e a mobilidade urbana sustentável, atuando com diferentes faixas etárias e públicos. Entre as iniciativas estão o projeto Noções de Mobilidade e Trânsito para a Educação Infantil, voltado para crianças de 4 a 5 anos; o Circo "Transitando Legal", com atividades lúdicas para crianças de 8 a 10 anos; a “Caravana Ande Prevenido”, que apresenta esquetes teatrais para adolescentes de 13 e 14 anos; e o Programa "O Jovem e a Mobilidade", que incentiva atitudes responsáveis em estudantes do ensino médio. As ações envolvem teatro, palestras, jogos e concursos, formando cidadãos mais conscientes e solidários no trânsito.