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Campanha da PBH conscientiza a população sobre a prioridade nos assentos dos ônibus

Campanha da PBH conscientiza a população sobre a prioridade nos assentos dos ônibus

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A Prefeitura de Belo Horizonte está lançando uma campanha para conscientizar a população sobre o uso correto dos assentos no transporte coletivo da cidade. A iniciativa da Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana (SMMUR) e da Superintendência de Mobilidade Municipal de BH (Sumob) reforça que todos os assentos dos ônibus, convencionais e suplementares, são preferenciais, conforme determina a Lei Municipal nº 11.731/2024.

De acordo com Luís Castilho, chefe de gabinete da Sumob, a legislação amplia o conceito tradicional de assentos prioritários e garante que qualquer lugar no ônibus pode ser cedido a quem mais precisa. “O texto da lei assegura o uso preferencial para pessoas com deficiência, com transtorno do espectro autista (TEA), com mobilidade reduzida, incluindo idosos, gestantes, lactantes, pessoas com criança de colo e pessoas obesas”, explica.

Para marcar essa iniciativa, nesta quarta-feira (23), de 9h às 11h, a Gerência de Educação para a Mobilidade da BHTrans estará na estação São Gabriel (Avenida Cristiano Machado, 5.600), fazendo encenações que simulam o dia a dia do transporte coletivo. “Serão quatro cenas curtas, com duração média de um minuto cada, exemplificando situações de pessoas idosas, gestantes, com TEA e deficiência oculta (DO) utilizando o transporte”, destaca a gerente de Educação para a Mobilidade, Maria Augusta Gatti.

Dez pessoas estarão envolvidas em um cenário montado na estação com o objetivo de explicar e conscientizar a população de que todos os assentos em Belo Horizonte são prioritários. A proposta da campanha é destacar que, mais do que uma regra, o bom senso e a gentileza devem guiar as atitudes dos passageiros. Por isso, a mensagem principal é clara: “Ser gentil nunca sai de moda. E em BH, respeito sempre tem lugar.”

Além dos esquetes teatrais, a divulgação da campanha acontece por vários canais, nas redes sociais, vídeos que estão sendo exibidos nas TVs internas dos ônibus, cartazes afixados em todas as estações e no Jornal do Ônibus. As peças visuais retratam situações cotidianas e perfis diversos, como uma criança com TEA usando o cordão do quebra-cabeça (símbolo de identificação do transtorno), uma mulher grávida, uma pessoa idosa e outras com deficiências não visíveis.

Castilho reforça que a campanha nasceu da necessidade de dar visibilidade a um direito que muitos desconhecem. “Embora o respeito ao próximo devesse ser uma atitude natural, a nova legislação fortalece esse compromisso coletivo e garante que todos tenham seu lugar, inclusive no ônibus”, salienta.

De acordo com os dados da bilhetagem eletrônica do transporte coletivo convencional, referente a maio de 2025, o número de usuários do transporte coletivo foi de 23,3 milhões de  passageiros, sendo que 3,5 mil (15%) têm o benefício da gratuidade quando passam pela roleta. Utilizam o Cartão BHBUS 43,5 mil pessoas com deficiência (BHBUS Benefício Inclusão), 396,2 mil com 65 anos ou mais (BHBUS Master) e 10,5 mil de outras gratuidades.