Pular para o conteúdo principal

Dia dos Direitos Digitais é celebrado pela PBH
Foto: Adão de Souza/PBH

Dia dos Direitos Digitais é celebrado pela PBH

criado em - atualizado em

A Prefeitura de Belo Horizonte certificou nessa quarta-feira (11) mais de 580 alunos dos cursos gratuitos de Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC) presenciais ofertados pelo Programa de Inclusão Digital e entregou. Além disso, foram oficializadas três novas parcerias, visando à ampliação do portfólio de cursos da iniciativa, com novas qualificações voltadas para empreendedorismo, aptidões requeridas pelo mercado de trabalho e segurança no mundo digital. A cerimônia foi realizada no Teatro Francisco Nunes.

Durante o evento foi feita a entrega de mais 206 computadores recondicionados, para livre acesso da população, que irão integrar novos Pontos de Inclusão Digital (telecentros). Outros 40 telecentros, dos mais de 130 equipamentos existentes na cidade, foram modernizados. A cerimônia faz parte das comemorações do Dia Internacional dos Direitos Digitais, celebrado nos dias 10 e 11 de dezembro, e integrou as ações realizadas internacionalmente pela Coalizão de Cidades pelos Direitos Digitais.

“Sou grata pelas oportunidades de conhecimento que o curso de informática básica me trouxe. Em meus 39 anos de vida, esta foi a primeira oportunidade que tive de ter contato com um computador. Ao chegar para realizar o curso eu não sabia nem mesmo ligar o computador e tive essa oportunidade maravilhosa de adquirir esse conhecimento que vai me abrir muitas portas. Muito obrigada à Prefeitura de Belo Horizonte e parabéns a todos os formandos”, compartilhou emocionada a aluna Adriana Lima, uma das formadas nos cursos realizados pela Empresa de Informática e Informação do Município (Prodabel).

Participaram da cerimônia o diretor-presidente da Prodabel, Jean Mattos, da diretora de Inclusão Digital da Prodabel, Milla Fernandes, da subsecretária de Direito de Cidadania da Secretaria Municipal de Assistência Social, Segurança Alimentar e Cidadania, Luana Magalhães, e do subsecretário de Trabalho e Emprego da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, Luiz Otávio Fonseca.

Programa de Inclusão Digital

O Programa de Inclusão Digital, executado pela Prodabel, tem grande sinergia com o que se espera alcançar por meio da luta pelos direitos digitais, promovendo conectividade através de mais de 4.900 pontos de wi-fi em toda a cidade, que se somam aos telecentros, e capacitações, com mais de 17 mil certificados emitidos em menos de 3 anos, e que resultam na promoção do exercício da cidadania no ambiente digital e na garantia de melhores oportunidades para a população. “A inclusão digital é um direito básico, ao colocar tecnologia na mão do povo são oferecidas ferramentas para transformar vidas e realidades. Uma criança que aprende a usar um computador pode se tornar um programador, uma mãe pode acessar a internet e começar a empreender, um jovem pode buscar emprego e se conectar com redes que antes pareciam inalcançáveis. O Programa de Inclusão Digital traz esperança, garante espaços de inclusão e de futuro”, ressaltou a gestora do telecentro Eu Amo Minha Quebrada, Júnia Martins.

O evento contou ainda com uma importante palestra do Diretor de País do Childfund, Maurício Cunha, abordando a importância de garantir o uso seguro da internet, especialmente para as crianças e adolescentes, trazendo dicas importantes para os presentes sobre o monitoramento e a prevenção de riscos e abusos digitais. O ChildFund é uma das novas parceiras do Programa de Inclusão Digital e disponibilizará curso com cerca de 16 horas de conteúdo para conscientizar pais, crianças, adolescentes e educadores sobre a importância do uso seguro da internet, com linguagem adaptada e dinâmica para este público.