Pular para o conteúdo principal

Dia de Doação de Leite Humano é comemorado na Rodoviária

criado em - atualizado em

Na próxima sexta-feira, 19 de maio, a Prefeitura de Belo Horizonte, por meio da Secretaria Municipal de Saúde – SMSA, realiza ação na Rodoviária em comemoração ao Dia Mundial de Doação de Leite Humano. Estarão presentes profissionais de saúde da Rede SUS-BH e de Bancos de Leite que são promotores e apoiadores do aleitamento materno e doação de leite humano. O evento será realizado das 13 às 17horas.

 

Durante o evento, a população será orientada sobre fazer a doação de leite materno para os Bancos de Leite do município. Haverá exposição de trabalhos, cartazes e distribuição de panfletos. Esta ação busca chamar atenção sobre a importância desse ato, visto que o excedente que uma mulher pode produzir de forma espontânea é essencial para bebês que precisam dele para garantir suas vidas. É também uma forma de homenagear a solidariedade das doadoras de leite humano que são mulheres-mães que dividem seu tempo, no cuidado de seus filhos e na extração e armazenamento do leite.

 

Belo Horizonte conta hoje com 17 Centros de Saúde onde há Unidades Coletoras de Leite Humano, e que estão vinculadas ao Posto de Coleta Mama Bebê, localizado na Unidade de Atenção Secundária Saudade (URS Saudade) na regional Leste. Outra três unidades estão em fase de implantação. A SMSA planeja nos próximos anos criar e capacitar novas Unidades de Coleta de Leite e estabelecer um Posto de Coleta em cada regional da cidade.

 

As unidades coletoras funcionam nos centros de saúde e possuem profissionais capacitados para orientar as mulheres e receber o leite humano. O recolhimento do leite é feito pelas Equipes de Saúde da Família (ESF), que vão até a casa da doadora para buscar o leite e estocar o volume doado no centro de saúde. O leite é encaminhado ao URS Saudade, que o reencaminha ao Banco de Leite da Maternidade Odete Valadares, hospital referência em banco de leite no Estado. Este ano, até março, foram coletados 10,5 litros de leite materno. Em 2016, foram 136 litros.

 

A mulher que quiser doar leite materno deve procurar uma unidade de saúde, com exames de saúde recentes (até 6 meses de validade). Na unidade ela passa por avaliação para constatar se está apta para doar. A doadora receberá um pote e os funcionários das unidades repassam as recomendações para a retirada e armazenamento do leite. A coleta é feita na casa da doadora.

 

Nas unidades e postos de coleta assim como nos bancos de leite as mães com dificuldades na amamentação também recebem orientação e auxilio. A doação de leite é fruto de uma amamentação estabelecida e bem-sucedida e do sentimento de gratidão dessas mães de poderem nutrir seus bebês e ainda salvar a vida de outros.

 

Centros de Saúde que oferecem o serviço de coleta de leite humano

Barreiro: Vila Cemig

Centro-sul: Cafezal, NS Aparecida e Padre Tarcísio (em fase de implantação)

Leste: Alto Vera Cruz, Boa Vista, Granja de Freitas, Paraíso, Clóvis Boechat de Menezes (Pompéia), Novo Horizonte, Taquaril e São José Operário (em fase de implantação)

Nordeste: Olavo Albino e Cachoeirinha

Norte: Novo Aarão Reis e Tupi (em fase implantação)

Pampulha: Trevo

Venda Nova: Venda Nova, Copacabana, Lagoa