Pular para o conteúdo principal

O secretário municipal adjunto de Desenvolvimento Econômico de Belo Horizonte, Bruno Miranda, a oficial de Projetos da Unesco no Brasil, Luciana Reis Mendes Amorim, a representante do órgão no país, Marlova Jovchelovitch Noleto e o coordenador municipal da Juventude de Belo Horizonte, Vitor Diniz.
Foto: Acervo Pessoal Bruno Miranda

Desenvolvimento Econômico busca parcerias em Brasília

criado em - atualizado em

O Secretário Municipal Adjunto de Desenvolvimento Econômico, Bruno Miranda, reuniu-se durante esta semana na capital federal com representantes de vários ministérios para pleitear a manutenção e ampliação das parcerias com o município nos setores de qualificação, trabalho e emprego e políticas para a juventude.

 

Na quarta-feira, dia 26 de julho, Bruno reuniu-se com o secretário de Inclusão Social e Produtiva do Ministério do Desenvolvimento Social, Vinicius Botelho, para discutir a possibilidade de parceria com o município na políticas de qualificação profissional e geração de renda para população em situação de rua.

 

A inclusão de Belo Horizonte em projetos de desenvolvimento econômico em comunidades de vulnerabilidade social e políticas para a juventude foi o tema do encontro com a representante da Organização das Nações Unidas para Educação, Ciência e Cultura (Unesco) no Brasil, Marlova Jovchelovitch Noleto e a oficial de Projetos, Luciana Reis Mendes Amorim. Além do secretário Bruno Miranda, o coordenador municipal da Juventude, Vitor Diniz, também participou desta reunião, realizada no dia 27 de julho.

 

Nesse mesmo dia, também foi realizada reunião com o coordenador Geral do Sistema Nacional do Emprego (Sine), Marcos Sussumo, no Ministério do Trabalho, para discutir a manutenção do Convênio entre o Sine e o município de Belo Horizonte, para atendimento à população e intermediação de mão de obra. Participaram da atividade, além do secretário Bruno Miranda e do coordenador Vitor Diniz, o gerente o Núcleo de Integração e de Apoio ao Trabalho da Secretaria Municipal Adjunta de Trabalho e Emprego, João Rosa.

 

Na sexta-feira, dia 28, comitiva de Belo Horizonte foi recebida na Secretaria Nacional da Juventude e assistiu a uma explanação sobre a política nacional de Startups a ser lançada pelo Governo Federal.  O secretário nacional adjunto Felipe Vinhas convidou o município para a reunião de construção do programa, a ser realizada no final de agosto. Nesse mesmo dia foi realizada uma reunião na Confederação Nacional da Indústria (CNI) com assessoras da Presidência da entidade, Juliana Andrade e Joana Santos. Na oportunidade, foram apresentadas várias iniciativas desenvolvidas pelo Sistema S, como a Certificação de Processos e Produtos, através da qual o trabalhador pode obter o reconhecimento formal de produtos e processos da indústria, possibilitando a ele um diferencial para reingresso no mercado de trabalho.

 

O último compromisso em Brasília foi uma reunião na Secretaria Especial da Micro e Pequena Empresa, órgão vinculado à Secretaria de Governo da Presidência da República. O programa BH Negócios, as ações para promoção do Microcrédito Orientado e para apoio aos micros e pequenos empreendedores, como a abertura da Sala do Empreendedor pela PBH, foram apresentadas ao secretário especial José Ricardo de Freitas Martins da Veiga, que também é mineiro e comprometeu-se a apoiar o avanço dessas política em Belo Horizonte.