Pular para o conteúdo principal

Curso de Formação prepara conselheiros tutelares eleitos para mandato 2020-2023
Foto: Aiezha Martins

Curso de Formação prepara conselheiros tutelares eleitos para mandato 2020-2023

20/12/2019 | 17:28 | atualizado em 20/12/2019 | 17:28

Os conselheiros tutelares eleitos para o mandato 2020-2023  terminaram no último dia 17 o Curso de Formação. A posse deles será em 9 de janeiro, com atuação a partir do dia seguinte. O objetivo da ação é oferecer formação básica inicial aos eleitos que cumprirão a função pelo primeiro mandato, e atualização dos reeleitos, garantindo alinhamento de conceitos e legislações que direcionam tanto a política de proteção às crianças e adolescentes, quanto aquelas pertinentes à função pública de Conselheiro Tutelar.

O curso foi oferecido pela Prefeitura de Belo Horizonte, por meio da Comissão de Acompanhamento e Avaliação dos Conselheiros Tutelares, formada por representantes do Conselho Municipal de Direitos da Criança e Adolescente e da Secretaria Municipal de Assistência Social, Segurança Alimentar e Cidadania.

Com duração de 24h, dividido em 4 módulos, o curso tratou de temas como contextualização histórica, Sistema de Garantia de Direitos, o Conselho Municipal de Direitos da Criança e Adolescente e legislações e normativas. A capacitação dos servidores é continuada, sendo retomada em fevereiro, com a introdução de novos temas e o aprofundamento de conceitos já visitados.

De acordo com Nádia Sueli, presidente do CMDCA, a formação inicial é fundamental porque possibilita a troca de experiências entre conselheiros reeleitos e novatos. “Os encontros permitem que se promovam reflexões sobre a prática cotidiana da função pública de  conselheiro tutelar, além de destacar a importância de se realizar formação continuada e permanente, inclusive em serviço”, afirma.


Últimas Notícias

Agentes da Defesa Civil em atendimento na Vila Biquinhas Prefeitura atende 474 chamados em razão das chuvas nas últimas 36 horas

Assim como no dia anterior, moradores do Barreiro foram os que mais acionaram a Defesa Civil, totalizando 53 chamados nesta sexta-feira.

24/01/2020 | 19:10
Ministra do Supremo Tribunal Federal (STF), Cármen Lúcia, o procurador-geral de Justiça Antônio Sérgio Tonet e o prefeito Alexandre Kalil Ministra Cármen Lúcia visita gabinete do prefeito no COP

O encontro foi realizado no Centro Integrado de Operações de Belo Horizonte (COP-BH), para onde o prefeito transferiu seu gabinete.

24/01/2020 | 14:23