Pular para o conteúdo principal

CRJ retoma atividades com foco em inclusão e protagonismo juvenil
Gregory Rodrigues/PBH

CRJ retoma atividades com foco em inclusão e protagonismo juvenil

criado em - atualizado em

O Centro de Referência das Juventudes (CRJ), equipamento da Prefeitura de Belo Horizonte, retoma as atividades nesta semana. O CRJ atende jovens de 15 a 29 anos em atividades que buscam fortalecer o protagonismo juvenil com a ocupação dos espaços por diversas manifestações culturais, artísticas e sociais. Para utilização da estrutura, os interessados devem preencher um formulário de inscrições disponível no site da Prefeitura.

Contando com uma agenda fixa de atividades desenvolvidas diretamente ou por meio de parcerias, o espaço incentiva a participação cidadã, estimula a troca de experiências e promove os eixos estabelecidos pelo Estatuto da Juventude. O local, instalado na região central da cidade, conta com ampla estrutura, com auditório, estúdio de gravação, telecentro, biblioteca pública infantil e juvenil, arena para apresentações, salas de aula etc. e está situado em uma área de fácil acesso, tanto por metrô quanto por ônibus.

De acordo com a diretora de Políticas para as Juventudes, Aiezha Martins, o retorno das atividades do CRJ reforça o compromisso da prefeitura com o protagonismo das juventudes do município.

"O retorno do CRJ é muito importante para reforçar o compromisso da Prefeitura com a promoção dos direitos das juventudes na cidade. Queremos que esse espaço continue sendo um lugar onde todos possam se expressar, aprender e trocar experiências. Seja o direito à arte, à cultura, à mobilidade, com o Passe Livre, à leitura, com a Biblioteca, à saúde, com o espaço da Prep 15-19, dentre outros projetos que teremos neste ano. Nosso foco é garantir que todos os jovens, especialmente aqueles que vivenciam situações de vulnerabilidade juvenil, se sintam acolhidos e tenham oportunidades de crescer”, pontuou.}

Sobre o CRJ

Em 2024, o CRJ reafirmou o papel essencial na valorização do protagonismo juvenil. Com 54.026 pessoas atendidas ao longo do ano, o CRJ promoveu 1.089 ações, incluindo atividades programadas e ocupações espontâneas, que fomentaram o desenvolvimento pessoal, cultural e social dos jovens. Destas, 180 foram realizadas em parceria com organizações e coletivos, ampliando o impacto das iniciativas e fortalecendo as redes de apoio às juventudes.