Pular para o conteúdo principal

Quatro jovens e uma profissional do CRAS Taquaril fazendo artesanatos
Foto: Divulgação/PBH

CRAS na região Leste oferece espaço para aprendizado e integração social

criado em - atualizado em
Com o objetivo de ampliar a convivência, a socialização e formação dos cidadãos e das famílias, os 34 Centros de Referência de Assistência Social (CRAS), da Prefeitura de Belo Horizonte ofertam serviços, programas, projetos e benefícios socioassistenciais em áreas de vulnerabilidades e risco social. 

Um dos destaques da política desenvolvida nos CRAS é o Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos. O CRAS Taquaril, localizado na região Leste de Belo Horizonte, busca desenvolver atividades com as crianças, adolescentes, adultos e pessoas idosas, a fim de fortalecer vínculos familiares e comunitários e prevenir a ocorrência de situações de exclusão social e de risco. Para o público de adolescentes de 12 a 14 anos, são ofertados os encontros todas as quartas, de 14 às 16 horas. Roda de conversa com temáticas específicas, oficinas de artesanato, trabalhos manuais, musicalização, circo, jogos e brincadeiras, são exemplos das atividades oferecidas mensalmente pelo Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos.

João Vitor Ferreira, (14), participa das oficinas há um ano e gosta de aprender e se divertir. “Eu gosto muito de participar, aqui nós conversamos uns com os outros, fazemos algumas atividades manuais e jogamos. Mas a minha atividade preferida são os passeios, o último foi para o parque ecológico e foi bem legal” afirma.

Segundo a orientadora social Márcia Gonçalves, é necessário promover uma boa convivência baseada no diálogo para que seja refletido em outros cenários da vida dos usuários. “O mais importante são os vínculos que são formados, pois, a partir, dessa convivência as mudanças são notadas na interação com a família e no estreitamento do vínculo”.

O Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos  é um serviço de Proteção Social Básica oferecido pela Secretaria Municipal de Assistência Social, Segurança Alimentar e Cidadania, por meio da Subsecretaria de Assistência Social, que tem como objetivo fortalecer os vínculos familiares e comunitários.
 

01/10/2018. Cras Taquaril. Fotos: PBH/Divulgação