Pular para o conteúdo principal

Tapete confeccionado na Av. Afonso Pena com serragem colorida
Foto: Adão de Souza

Corpus Christi traz múltiplas cores à cidade

criado em - atualizado em

Organizado pelas paróquias da Boa Viagem e São José, o tradicional percurso de tapetes que traz a simbologia cristã como tema, com mais de um quilometro de extensão, teve como ponto de partida a igreja da Boa Viagem, passando pela Avenida Afonso Pena e encerrando seu trajeto na Igreja São José. Mais de mil fiéis participaram da produção.


Segundo Sr. Gilson Pereira, a parceria das paróquias está no terceiro ano e contam, ainda, com diversos doadores de material para que sejam feitos os tapetes. As serragens, matéria prima principal da confecção dos tapetes, são recolhidas, pintadas e armazenadas com antecedência de até quatro meses. Cada grupo organizou seu espaço do tapete na montagem, possibilitando a diversidade de mensagens sobre o tema do Corpo de Cristo.
 

O Padre Marcelo Silva, pároco da Igreja da Boa Viagem, ressalta que durante o período de planejamento das celebrações realizou-se um trabalho conjunto com as autoridades públicas para adequação, licenciamento e organização do evento e os grupos que trabalharam como parceiros, desde os próprios órgãos do poder público como a BHTrans, que também montou seu tapete com mensagens de paz no trânsito, até grupos da sociedade civil, como grupo de idosos, colégios, jovens, crianças e outras paróquias do centro de Belo Horizonte. Segundo o Padre Marcelo, diversas oficinas e reuniões foram feitas para estabelecer as orientações e critérios das mensagens que foram colocadas nos tapetes.
 

A Prefeitura de Belo Horizonte, através da Regional Centro-Sul, apoiou realização da comemoração. Licenciamento, limpeza urbana (SLU), manutenção (que realizou podas e a limpezas dos jardins) e a organização do trânsito através da BHtrans foram fundamentais à realização do festejo comemorativo que teve a missa final na Igreja São José.