Pular para o conteúdo principal

Conselho de Promoção da Igualdade Racial de BH abre inscrição para representante
Foto: Zaira Magalhães

Conselho de Promoção da Igualdade Racial de BH abre inscrição para representante

criado em - atualizado em

Estão abertas as inscrições para o mandato de 2023 a 2025 do Conselho Municipal de Promoção da Igualdade Racial de Belo Horizonte (Compir). Representantes da sociedade civil, que comprovem pelo menos dois anos de atuação em um dos segmentos, terão até 17 de abril para realizar o cadastro. As inscrições podem ser realizadas por meio de formulário disponível na página do COMPIR.

 

Ao todo, são 19 vagas destinadas para conselheiros, divididas por segmento, e que serão distribuídas da seguinte forma:

I- 3 representantes do Movimento Negro;

II- 1 representante das organizações de mulheres negras;

III- 2 representantes das entidades religiosas de matriz africana, sendo um representante do candomblé e um representante da umbanda;

IV- 1 representante das entidades de congadeiros;

V- 1 representante de empresários e empreendedores negros;

VI- 1 representante da juventude negra;

VII- 1 representante de pesquisadores, intelectuais ou universitários negros;

VIII- 2 representantes de entidades culturais, nas diversas modalidades;

IX- 3 representantes de outros grupos étnico-raciais (israelitas, árabe-palestinos, ciganos ou indígenas);

X- 1 representante das organizações do movimento de vilas e favelas;

XI- 1 representante da área jurídica;

XII- 1 representante do setor sindical;

XIII- 1 representante de entidades dos meios de comunicação.

 

Para inscrever uma entidade como candidata a uma vaga no conselho será necessário o encaminhamento da cópia da carteira de identidade do candidato, titular e suplente, cópia da ata da reunião ou carta de indicação da candidatura por parte dos membros da entidade, cópia da ata da fundação e cópia da ata da última reunião realizada pela entidade. Para inscrever a entidade como eleitora, que terá direito apenas ao voto, são necessários os dados da entidade, nome de quem for indicado para votar pela entidade e cópia da ata da reunião que decidiu sobre a indicação.

 

Não será exigido CNPJ ou documento de órgãos oficiais, sendo necessária apenas a comprovação da existência e da atuação recente da entidade, por meio de envio de ata. As entidades não terão limite de cadastro para eleitores, mas, cada uma terá direito a somente um voto no seu segmento de representação, indicado no ato da inscrição.

 

O conselho é formado por representantes do governo municipal e da sociedade civil que contribuem e configuram o controle social das políticas públicas, para a definição dos planos de ação da cidade. O Compir, junto à Diretoria de Promoção da Igualdade Racial, vem trabalhando na construção de uma política articulada que atenda a todos os grupos étnicos que compõem a cidade, tais como indígenas, ciganos, população negra, povos de tradição de matriz africana e kilombu.