10 December 2018 -
A Prefeitura de Belo Horizonte, por meio da Secretaria Municipal de Educação, realiza, no Hotel Ouro Minas, o 1º Congresso de Boas Práticas dos Profissionais da Rede Municipal de Educação de Belo Horizonte - Socializando Experiências e Conectando Saberes. O evento vai reunir cerca de 600 profissionais da educação para divulgar e compartilhar as práticas pedagógicas e experiências exitosas da Rede.
Entre os dias 10 e 12 de dezembro, especialistas em diversas temáticas educacionais vão participar de palestras, mesa redonda, apresentações culturais, minicursos e roda de conversa. Durante o evento serão apresentados 270 trabalhos que foram selecionados entre os quase 500 inscritos para o evento. Os relatos de experiências, divididos em duas categorias (comunicação oral e pôster), têm como objetivo subsidiar e incentivar novas práticas educativas nas instituições escolares da Prefeitura.
Boas práticas
A Rede Municipal é composta por 323 escolas e conta com quase 25 mil profissionais, dos quais, cerca de 15 mil são professores. Esse universo abarca diversas práticas, ações e projetos inovadores e criativos, que contribuem para a qualidade da educação.
Os trabalhos selecionados abordam diferentes temáticas, que vão desde a construção da prática pedagógica com bebês, passando pela inclusão de crianças com necessidades especiais dentro do contexto escolar. Há também projetos nas áreas de Artes, de Educação Ambiental e de Práticas Ecológicas.
Programação
• Dia 10
17h- Credenciamento / Café de boas-vindas
18h- Apresentação cultural
Mesa de abertura, com a secretária municipal de Educação, Ângela Dalben
19h30- Palestra- Reprodutibilidade e Solidariedade nas Práticas de Gestão e Ensino, com o professor José Simões de Almeida, ex- secretário de Educação da cidade de Sorocaba/SP.
• Dia 11
8h-Café / Apresentação cultural
8h30- Mesa redonda:
- Educação Inovadora, com a doutora em Sociologia, Helena Singer, vice-presidente da Fundação Ashoka.
- Conceitos e Práticas da Educação Integral, com a psicóloga Natacha Costa, diretora-geral da Associação Cidade Escola Aprendiz.
- Educação e Criatividade, com o músico Alemberg Quindins, criador do Centro Cultural para as crianças de Nova Olinda. Líder da Avina.
11h30- Exposição de pôsteres/almoço
13h30- Apresentação de trabalhos
15h30- Café
16h- Minicursos
• Dia 12
8h -Café
8h15 - Minicursos
10h30 - Apresentação de trabalhos
12h30 -Exposição de pôsteres/almoço
14h30 -Rodas de conversa
16h -Café
16h30 -Encerramento