Pular para o conteúdo principal

Dois professores em sala de aula de cerca com seis adultos estudando em pares.
Foto: Divulgação PBH

Congresso reúne boas práticas dos profissionais da Rede Municipal de Educação

criado em - atualizado em

A Prefeitura de Belo Horizonte, por meio da Secretaria Municipal de Educação, realiza, no Hotel Ouro Minas, o 1º Congresso de Boas Práticas dos Profissionais da Rede Municipal de Educação de Belo Horizonte - Socializando Experiências e Conectando Saberes. O evento vai reunir cerca de 600 profissionais da educação para divulgar e compartilhar as práticas pedagógicas e experiências exitosas da Rede.

 

Entre os dias 10 e 12 de dezembro, especialistas em diversas temáticas educacionais vão participar de palestras, mesa redonda, apresentações culturais, minicursos e roda de conversa. Durante o evento serão apresentados 270 trabalhos que foram selecionados entre os quase 500 inscritos para o evento. Os relatos de experiências, divididos em duas categorias (comunicação oral e pôster), têm como objetivo subsidiar e incentivar novas práticas educativas nas instituições escolares da Prefeitura.


 

Boas práticas

A Rede Municipal é composta por 323 escolas e conta com quase 25 mil profissionais, dos quais, cerca de 15 mil são professores. Esse universo abarca diversas práticas, ações e projetos inovadores e criativos, que contribuem para a qualidade da educação.

 

Os trabalhos selecionados abordam diferentes temáticas, que vão desde a construção da prática pedagógica com bebês, passando pela inclusão de crianças com necessidades especiais dentro do contexto escolar. Há também projetos nas áreas de Artes, de Educação Ambiental e de Práticas Ecológicas.


 

 Programação

• Dia 10

17h- Credenciamento / Café de boas-vindas

18h- Apresentação cultural

Mesa de abertura, com a secretária municipal de Educação, Ângela Dalben

19h30- Palestra- Reprodutibilidade e Solidariedade nas Práticas de Gestão e Ensino, com o professor José Simões de Almeida, ex- secretário de Educação da cidade de Sorocaba/SP.

 

• Dia 11

8h-Café / Apresentação cultural

8h30- Mesa redonda:

- Educação Inovadora, com a doutora em Sociologia, Helena Singer, vice-presidente da Fundação Ashoka.

- Conceitos e Práticas da Educação Integral, com a psicóloga Natacha Costa, diretora-geral da Associação Cidade Escola Aprendiz.

- Educação e Criatividade, com o músico Alemberg Quindins, criador do Centro Cultural para as crianças de Nova Olinda. Líder da Avina.

11h30- Exposição de pôsteres/almoço

13h30- Apresentação de trabalhos

15h30- Café

16h- Minicursos

 

• Dia 12

8h -Café

8h15 - Minicursos

10h30 - Apresentação de trabalhos

12h30 -Exposição de pôsteres/almoço

14h30 -Rodas de conversa

16h -Café

16h30 -Encerramento