Pular para o conteúdo principal

Cerca de quinze crianças merendando na cantina da escola
Foto: Lidiane Sant' Ana/PBH

Com obras nas unidades, Prefeitura abre novas vagas na educação infantil

criado em - atualizado em
A rede de educação infantil de Belo Horizonte está ampliando o número de crianças atendidas desde janeiro de 2017. E os investimentos feitos em readequações administrativas e físicas contribuíram para o grande aumento nas vagas ofertadas. É o caso, por exemplo, da Creche Sicra, no bairro Brasil Industrial, região do Barreiro, que recebeu melhorias e está sendo ampliada. 

A creche é uma das 13 da região que foi beneficiada com os investimentos na infraestrutura. Desde junho estão em andamento obras de reforma e adaptação dos banheiros, troca dos telhados, da rede hidráulica e elétrica, além da construção de um anexo com seis salas, refeitório, cozinha e sala multiuso. “É a primeira vez na história que a Prefeitura dá essa atenção à educação infantil”, atesta Marli Coutinho de Matos, coordenadora de administração da creche há 30 anos.  

Ela ressalta que o funcionamento da instituição é 80% financiado pelo Município e a obra é 100% custeada pela Prefeitura.  “Passaremos de 131 para 200 crianças”, revela a coordenadora. A instituição optou por focar no atendimento de crianças de zero a três anos, em horário integral. “Ao priorizarmos essa demanda, que é a maior, conseguiremos atender a todos os que se inscreveram”, garante.

Basta atravessar a rua para conferir mais um exemplo do aumento dos investimentos na educação infantil. A Escola Municipal União Comunitária também abriu suas portas para a educação infantil a partir deste ano. O espaço, antes utilizado somente por alunos do ensino fundamental, passou por obras de adaptação para receber três turmas com idade entre três e cinco anos. 

Salas usadas como depósito de materiais e mobiliário foram reformadas e adaptadas. Os banheiros passaram a contar com pias e vasos sanitários adequados à estatura das crianças e a escola ganhou um parquinho com piso emborrachado. “A adaptação do espaço, da rotina, da equipe e dos demais alunos da escola às crianças pequenas foi muito tranquila. Já temos inclusive a aprovação para abrirmos mais uma turma no próximo ano”, garante a vice-diretora Ianá Andrade. 

No espaço multicolorido delimitado para os pequenos serão construídos novos banheiros e mais um playground. Mas eles não ficam isolados, utilizam as áreas comuns da escola para os lanches, além de também usarem a sala de informática. “Os alunos maiores acolheram e têm um cuidado muito especial com as crianças”, confirma a coordenadora da educação infantil, Camila Costa. Ao todo as turmas têm 75 crianças. A maioria permanece na escola em horário integral, das 7h30 às 17h.

“Percebemos que as crianças estão adaptadas e felizes e as famílias demonstram satisfação com as escolas de seus filhos”, avalia o diretor regional de Educação, Rui Ferraz. “Toda a equipe pedagógica, administrativa, auxiliares e cantineiras é excelente. Estão sempre prontas a nos ouvir. Ele desenvolveu demais. Ele gosta muito da escola e tem muito interesse e curiosidade pelas atividades”, atesta a mãe de Miguel Marques dos Santos, de cinco anos, Flávia Lúcia dos Santos. “Quero muito que ele continue lá no ensino fundamental”, afirma. 

Os investimentos feitos na reforma, adequação e ampliação de creches, escolas de nível fundamental e de educação infantil em 2017 e 2018, ultrapassam R$ 73,5 milhões na cidade, sendo R$ 12 milhões na região do Barreiro. Ao todo, 123 unidades de educação da região foram beneficiadas com os investimentos. Seis escolas que antes ofereciam exclusivamente o ensino fundamental passaram a receber crianças pequenas, o que possibilitou a criação de 33 turmas na região, quase 800 novas vagas, com previsão de ampliação para o próximo ano.
 

15/10/18. Obras da Secretaria de Educação-Barreiro. Fotos: PBH/Divulgação