Pular para o conteúdo principal

PBH reforça importância das crianças receberem a vacina contra a gripe
Divulgação/PBH

Com baixa adesão, PBH convoca pais a vacinarem crianças contra a gripe

criado em - atualizado em

A Prefeitura de Belo Horizonte reforça a convocação para que pais e responsáveis levem as crianças de 6 meses a menores de 6 anos (5 anos, 11 meses e 29 dias) para tomar a vacina contra a gripe. Até o momento, foram vacinadas cerca de 10 mil crianças, o que representa apenas 6,4% de cobertura. O grupo é formado por 155 mil crianças. A vacina está disponível nos 153 centros de saúde da capital, no Serviço de Atenção à Saúde do Viajante e em pontos extras. Os endereços e horários de funcionamento dos locais podem ser verificados on-line.  

Para receber o imunizante, a criança deve estar acompanhada dos pais ou responsáveis e apresentar, preferencialmente, o documento de identificação com foto ou certidão de nascimento, CPF e cartão de vacina. As doses ofertadas na rede são trivalentes, ou seja, protegem contra influenza A (H1N1 e H3N2) e o influenza B. É importante destacar que não há impedimento em receber, no mesmo dia, a vacina contra a gripe juntamente com outros imunizantes. 

Além deste grupo, podem receber o imunizante, idosos com 60 anos ou mais e gestantes, devem se vacinar os trabalhadores da saúde, as puérperas – mulheres com até 45 dias após o parto – , professores do ensino básico, fundamental e superior; pessoas com deficiência permanente; indivíduos com doenças crônicas ou outras condições clínicas especiais; trabalhadores do transporte coletivo e caminhoneiros. Também devem receber a dose os funcionários dos Correios; profissionais das forças armadas, de segurança e salvamento; além de povos indígenas e comunidades quilombolas. 

Balanço de aplicações 

Desde 31 de março, data em que a capital iniciou a Campanha de Vacinação contra a gripe, já foram aplicadas mais de 161 mil doses de vacina. Desse total, cerca de 132 mil foram administradas nos grupos definidos pelo Ministério da Saúde para cálculo de cobertura vacinal, que são as crianças de 6 meses a 5 anos, 11 meses e 29 dias, idosos com 60 anos ou mais e gestantes. Com isso, em duas semanas, o município já alcançou o índice de 19,8%. A meta é de 90%. 

É indispensável que todos aqueles que forem receber a vacina apresentem, preferencialmente, o documento de identificação com foto ou certidão de nascimento, CPF e cartão de vacina para o devido registro.