8 January 2026 -
A Prefeitura de Belo Horizonte, seguindo as orientações do Ministério da Saúde, ampliou até junho o período de vacinação do público de 15 a 19 anos contra o HPV. Aqueles que ainda não receberam a dose única do imunizante e que estão nessa faixa etária devem buscar um dos 153 centros de saúde da capital ou o Serviço de Atenção à Saúde do Viajante.
Desde o início da ampliação para a faixa etária de 15 a 19 anos foram aplicadas cerca de 700 doses. A estratégia tem como objetivo aumentar a proteção desse público contra o vírus HPV, associado a diversos tipos de câncer. O imunizante previne infecções pelos subtipos 6, 11, 16 e 18 do vírus, principais causadores do câncer do colo do útero, além de tumores nos órgãos genitais femininos e masculinos e na cavidade oral.
"Os índices de vacinação entre crianças e adolescentes de 9 a 14 anos, que são o público-alvo estabelecido pelo Programa Nacional de Imunização para receber a vacina contra o HPV, estão satisfatórios na capital, com cobertura de cerca de 98% para meninas e 83% para meninos. O que estamos fazendo agora é um resgate para aqueles que ainda não se vacinaram e, por isso, a faixa etária contemplada vai de 15 a 19 anos. Essa ação é um reforço para garantir a proteção da população”, destacou a diretora de Promoção à Saúde e Vigilância Epidemiológica, Tatiani Fereguetti.
Para receber a dose, é necessário comparecer a um dos locais de vacinação com documento de identificação com foto ou certidão de nascimento (preferencialmente), CPF e cartão de vacina. Menores de 16 anos devem estar acompanhados dos pais ou responsáveis legais.
Esquema vacinal
Além da estratégia temporária voltada ao público de 15 a 19 anos, devem se vacinar:
• Meninos e meninas de 9 a 14 anos (dose única);
• Homens e mulheres de 9 a 45 anos transplantados de órgãos sólidos ou medula óssea;
• Pacientes oncológicos em tratamento com quimioterapia ou radioterapia;
• Pessoas vivendo com HIV/aids, de 9 a 45 anos;
• Usuários da Profilaxia Pré-Exposição (PrEP), de 15 a 45 anos;
• Vítimas de violência sexual;
• Pessoas com papilomatose respiratória recorrente (PRR).
