13 September 2022 -

Foto: Reprodução/PBH
Coletivos pró-arborização participam de oficina de plantio da PBH
criado em 13/09/2022 - atualizado em 13/09/2022 | 16:48
Coletivos pró-arborização participaram, no sábado (10), da troca de experiências sobre técnicas de plantio, produção e qualidade das mudas. A oficina, desenvolvida pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente, foi ministrada pelo engenheiro florestal da PBH e ex-diretor da Sociedade Brasileira de Arborização Urbana, Edinilson dos Santos, ainda possibilitou a troca de experiências sobre as questões ambientais.
A capacitação de voluntários é um dos caminhos usados para potencializar as políticas públicas e o trabalho das pessoas que, espontaneamente, estão envolvidas em atividades de plantio e recuperação de ecossistemas.
A oficina também contou com o acompanhamento do diretor de Gestão Ambiental da SMMA, Dany Amaral, que destacou a importância de um contato estreito entre os coletivos e a administração. “A arborização em Belo Horizonte depende do envolvimento da sociedade civil para entregas cada vez mais eficientes e que atendam às necessidades da comunidade. Esse processo de formação é uma abertura de diálogo entre os coletivos que vêm surgindo em Belo Horizonte, para que eles conheçam as políticas públicas, a legislação e as técnicas utilizadas para expansão e aprimoramento desses processos. Assim, formamos uma massa pensante com a sociedade, que é a parte que multiplica de forma espontânea essas ações”, aponta.
Nas nove regionais, a capital ganha anualmente milhares de novas árvores – uma parte delas plantada pelos coletivos pró-arborização em parceria com a PBH. De acordo com o balanço do último ano, a Prefeitura plantou um total de 16.301 mudas. O número supera as 15.476 árvores plantadas em 2020 e a meta anual, de 15 mil. Em 2022, a expectativa é que o número de plantios supere novamente a marca anterior.
Notícias Relacionadas
PBH participa de Conferência Internacional de Homeopatia na Agricultura
04/12/2023 | 14:27
Plantio de árvores marca início do Corredor Verde no bairro Liberdade
04/12/2023 | 07:31
Prefeitura de BH planta 200 árvores nativas no Parque Goiânia
30/11/2023 | 16:24
PBH lança canal público de WhatsApp para emissão de alertas preventivos
28/11/2023 | 17:06
Prefeito sanciona lei que proíbe carroças em BH a partir de 2026
27/11/2023 | 15:38