22 September 2023 -
Com a proposta de apresentar Juscelino Kubitscheck às novas gerações, a TV Cultura de São Paulo produziu a minissérie em 4 capítulos “JK, o Reinventor do Brasil”, que terá o primeiro episódio, em estreia nacional, exibido no Cine Santa Tereza, equipamento cultural da Prefeitura de Belo Horizonte, na próxima terça-feira (26), às 17h. Trata-se de um documentário pop em ritmo de podcast, com linguagem acessível à juventude, que narra a história de JK desde o dia em que nasceu até o momento de sua morte trágica e jamais esclarecida. Para o idealizador e diretor executivo da obra, Fábio Chateaubriand “É um pedaço da nossa história, cujos ecos ainda reverberam pelo país”. Este evento é uma parceria entre a Prefeitura de Belo Horizonte, por meio da Secretaria Municipal de Cultura e da Fundação Municipal de Cultura, com a Fundação Padre Anchieta, proprietária e gestora da TV Cultura.
A minissérie JK, o Reinventor do Brasil integra um projeto maior que inclui o lançamento de uma fotobiografia e de uma exposição sobre o Presidente que governou o país de 1956 a 1961 e que idealizou o grande empreendimento brasileiro que foi a construção de Brasília. A fotobiografia será publicada no final deste ano e reúne aproximadamente 400 imagens cedidas pela família de JK e por acervos públicos de São Paulo, Brasília e da Casa de Juscelino, em Diamantina, um pequeno museu que abriga móveis, objetos particulares, fotos e quadros da família. Já a exposição, vai passar por espaços culturais de São Paulo, Brasília, Belo Horizonte e Diamantina, no próximo ano.
Para o prefeito Fuad Noman, a realização desta minissérie é uma grande iniciativa para trazer às novas gerações a história recente do nosso país. “Nós, belo- horizontinos, tivemos o privilégio de ter JK como prefeito de 1940 a 1945, período em que a cidade viveu momentos de grande desenvolvimento, especialmente, com o
importante legado deixado por ele e que ainda hoje é referência mundial em arquitetura - o nosso Conjunto Moderno da Pampulha, e a criação do Museu Histórico Abílio Barreto, que completaram 80 anos. Além de promover o desenvolvimento do país, Juscelino também foi um grande incentivador da arte brasileira, divulgando nossa cultura internacionalmente. JK pensou o Brasil do futuro”, ressalta o prefeito.
Para a secretária Municipal de Cultura de Belo Horizonte, Eliane Parreiras, é uma honra para a Prefeitura de Belo Horizonte receber a estreia nacional de obra tão valiosa para a cultura brasileira. “Ao exibirmos o primeiro capítulo desta série, estamos garantindo ao público, além de qualidade, um documentário relevante sobre este grande estadista que contribuiu com o desenvolvimento e o progresso de nosso país, em um importante patrimônio cultural da cidade - O Cine Santa Tereza. Esperamos que a parceria com a TV Cultura de São Paulo reverbere por muitos anos”, afirma.
O presidente da Fundação Padre Anchieta, que administra a TV Cultura, José Roberto Maluf, destaca que contar a trajetória de Juscelino Kubitschek de maneira singular, por meio de uma série documental com dezenas de imagens inéditas, também propicia uma viagem pela democracia, pela cultura e educação. Certamente, esta é uma obra que servirá como referência bibliográfica para pesquisadores, estudantes e sociedade em geral. E, assim, a cultura segue cumprindo seu papel, contando e fazendo história".
Fábio Chateaubriand ressalta a marcante presença de Juscelino Kubitscheck em Belo Horizonte. “Foi em Belo Horizonte que JK teve a sua primeira experiência no Executivo e fez uma revolução. É em Belo Horizonte que o modernismo brasileiro aparece para o mundo e é em Belo Horizonte que a nossa série ganha a estrada, pelo seu simbolismo, pelos 80 anos da Pampulha”.
Os episódios
O primeiro episódio da minissérie a ser exibida no Cine Santa Tereza lembra a infância de JK em Diamantina, a formação em medicina em Belo Horizonte, e o início da carreira política. Este capítulo mostra ainda a nomeação como prefeito de Belo Horizonte, a vitória na disputa pelo governo de Minas e as articulações para a candidatura à Presidência da República.
Entre outros assuntos, o segundo episódio narra a chegada de JK à Presidência do Brasil. O terceiro capítulo aborda a construção de Brasília e o quarto e último, o exílio na Europa e Estados Unidos, após o Golpe Militar de 1964, e sua morte em 1976.
Além de Belo Horizonte, a série terá lançamentos em Diamantina, São Paulo e Brasília. A partir de 11 de novembro será exibida na TV Cultura.
Serviço:
Evento: Exibição do 1º episódio da minissérie “JK, o Reinventor do Brasil”
Local: Cine Santa Tereza, Rua Estrela do Sul, 89, Santa Tereza - Praça Duque de Caxias
Data: Dia 26 de setembro de 2023 (terça-feira)
Hora: 17h | Classificação etária: Livre
Entrada gratuita: Retirada de ingressos no Sympla e/ou na bilheteria do cinema, 30 minutos antes da sessão.