Pular para o conteúdo principal

Cine Santa Tereza e Museu da Moda recebem festival de arte fílmica experimental
Foto: Ingravidos Sensamayá

Cine Santa Tereza e Museu da Moda recebem festival de arte fílmica experimental

criado em - atualizado em

O Cine Santa Tereza e o Museu da Moda de Belo Horizonte recebem nesta semana a segunda edição do Festival Experimental de Artes Fílmicas – FENDA, um encontro internacional dedicado às artes fílmicas experimentais. Serão quatro dias de programação, de 1º a 4 de junho, com sessões de cinema dedicadas a retrospectivas e mostras competitivas, além de uma instalação audiovisual e uma conferência sobre o trabalho do Coletivo Los Ingrávidos, do México. Esta edição do Festival Experimental de Artes Fílmicas - FENDA é realizada com recursos da Lei Municipal de Incentivo à Cultura de Belo Horizonte, por meio do Edital BH nas Telas 2021.

 

As sessões de cinema acontecem no Cine Santa Tereza, com entrada gratuita, mediante retirada de ingressos no site da Sympla. Uma quota de 50% dos bilhetes é reservada para distribuição no próprio cinema, 30 minutos antes das sessões. A programação completa dos filmes pode ser consultada no Portal Belo Horizonte. Mais informações estão disponíveis no site do Festival.

 

Um dos destaques é a mostra Competitiva BH, com curadoria de um trio de jovens - Filipe Bretas, Helena Elias e Lucas Oliveira - selecionados a partir de uma oficina de curadoria e programação oferecida pelo festival no início do ano. Para participar da iniciativa, os jovens deveriam ser estudantes ou egressos de escolas públicas ou de projetos sociais. Para quem quiser conferir a mostra, poderá esperar uma cena experimental local vibrante, em plena expansão, e composta por filmes diversos entre si. Há desde obras realizadas com câmera analógica Super 8 até filmes com imagens digitais geradas por inteligência artificial; abordagens que vão desde exercícios de videodança até um trabalho que nasceu de uma sessão de música improvisada; e propostas que escolhem lidar com imagens de arquivo até obras que exploram o cotidiano e a subjetividade do realizador.

 

Também ganham destaque as sessões com curtas-metragens do Coletivo Los Ingrávidos (México) dedicadas ao trabalho de uma década do grupo, e que terão a presença de Davani Varillas, integrante do coletivo. O grupo se destaca pela habilidade de construir obras que são ao mesmo tempo militantes, trazendo registros de manifestações e protestos, documentando as lutas dos movimentos sociais mexicanos, além de espetaculares para os olhos e os ouvidos.

 

Além das sessões de cinema, o Cine Santa Tereza recebe também a instalação audiovisual “Lumbreras”, do Coletivo Los Ingrávidos, que traz projeções como pontos de acesso que conectam o presente com um passado ancestral. Uma aposta no cinema como ritual xamânico que induz ao transe. Inspirada no ritualismo da cosmologia asteca, a instalação evoca as chamadas lumbreras – poços circulares escavados e encontrados em sítios arqueológicos. A instalação ficará aberta nesta quinta e sexta-feira, das 10h às 21h, e no sábado e domingo, das 16h às 21h. Não é necessário retirar ingressos para a visitação.

 

Conferência destaca criações e métodos dos Los Ingrávidos

 

No sábado (3), a partir das 11h, o Museu da Moda de Belo Horizonte recebe a Conferência “Materialismo Xamânico”, com Davani Varillas, do Coletivo Los Ingrávidos. Através de reflexões sobre os métodos do grupo e de exemplos de filmes realizados na última década, a realizadora contará como o trabalho do Coletivo se propõe a formar, através do transe, uma nova percepção cosmológica e cosmopolítica da violência, do mito, da ancestralidade, da precariedade e da extinção. O evento tem entrada gratuita, sujeito a lotação do espaço.

 

Serviço

 

Festival Experimental de Artes Fílmicas – FENDA

Sessões de curtas-metragens

De 1º a 4 de junho

Local: Cine Santa Tereza (Rua Estrela do Sul, 89, Santa Tereza - Praça Duque de Caxias)

Ingressos gratuitos: Sympla e na bilheteria do cinema, 30 minutos antes de cada sessão.

 

Conferência “Materialismo Xamânico” | Coletivo Los Ingrávidos

Sábado (3), às 11h

Local: Museu da Moda de Belo Horizonte (Rua da Bahia, 1.149, Centro)

Entrada livre: sujeito a lotação do espaço.