Pular para o conteúdo principal

Aplicativo PBH APP em funcionamento
Foto: Rodrigo Clemente

Cidadão pode conferir dias e períodos da coleta de lixo em sua rua pelo PBH APP

criado em - atualizado em

 

Agora ficou mais fácil saber os dias da semana e os períodos em que as equipes de garis passam nos bairros da capital para recolher o lixo domiciliar. Por meio do aplicativo PBH APP, o cidadão pode cadastrar um ou mais endereços de seu interesse para ter essas informações na palma da mão, sempre que precisar. Para isso, basta fazer o download da plataforma e, em seguida, clicar no ícone “Autoatendimento” e, depois, em “Coleta de Lixo Domiciliar”.

De acordo com Andréa Pereira Fróes, diretora operacional da Superintendência de Limpeza urbana (SLU), é uma informação simples, mas muito válida. “Pessoas que mudaram de bairro ou que acabaram de inaugurar um empreendimento e ainda não conhecem a rotina de coleta do novo endereço poderão obter as informações de maneira clara e rápida”, disse.



Avaliação

O serviço também poderá ser avaliado pelo aplicativo, considerando a regularidade e pontualidade (se o caminhão de lixo passa nos dias e horários programados), qualidade prestada (se após a coleta não há resíduos espalhados) e comportamento dos garis e dos motoristas.

“Esse retorno dos usuários contribui para identificação de problemas pontuais e genéricos e nos orienta em ações e medidas para melhoria constante do serviço que é prestado. Assim, todo cidadão pode contribuir para melhorar”, destacou Fróes.
  

 

Mais serviços

O aplicativo PBH APP é gratuito e está disponível para Android e IOS. Além de consultar a programação da coleta de lixo e fazer a avaliação, o cidadão pode solicitar, por meio dele, serviços como tapa-buraco, poda de árvore, lâmpada apagada, bem como emitir guia de IPTU, consultar resultados de exames realizados em centros de saúde e boletim escolar dos filhos que estudam na rede municipal.

Pessoas que desejam fazer denúncias sigilosas relativas a locais de deposição irregular e clandestina de bota-fora, entulho e lixo, e sobre a situação sanitária de algum estabelecimento também podem usar o aplicativo para falar direto com a Prefeitura. São mais de 40 serviços disponíveis e cerca de 80 mil cidadãos utilizando a plataforma de relacionamento.

 

Na tela inicial, clique em “Autoatendimento”: 

 

 

 

Em seguida, selecione “Consultar os Dias de Coleta de Lixo” para  cadastrar o endereço desejado:

 

 

 

 

Após o breve cadastro, a programação aparecerá em sua tela e estará salva para consultas: